Vitamina D pode ser um “santo” remédio
A vitamina D pode ser a “salvadora” para muitos tratamentos de saúde, ser capaz de fortalecer ossos, o sistema imunológico, diminuir os riscos de doenças como diabetes, cardíacas e renais, pressão alta e câncer. É produzida pelo corpo a partir da luz do sol e também é encontrada em peixes e leites fortificados.
O alto potencial da vitamina D para a saúde é reconhecido pelos especialistas, mas, dentre a população mundial, metade dos adultos e crianças estão com níveis abaixo do ideal e 10% das crianças estão altamente carentes da vitamina no organismo, segundo um relatório de 2008 publicado no “The American Journal of Clinical Nutrition”.
O tema desperta a curiosidade de muitos médicos que buscam por meio de exames clínicos esclarecer qual o nível ideal de vitamina D no corpo humano, se seu aumento pode melhorar a saúde e quais são os possíveis efeitos colaterais causados pela ingestão de altas doses.
Como grande parte dos dados sobre a vitamina D vem de pesquisas observacionais, pode ser que doses altas do nutriente não tornem realmente as pessoas mais saudáveis ou pode ser que as pessoas saudáveis simplesmente façam coisas que promovam o aumento da vitamina D.
Segundo JoAnn E. Manson, professor de Harvard e chefe de medicina preventiva do Brigham and Women’s Hospital, em Boston, nos Estados Unidos, a correlação não necessariamente significa uma relação de causa e efeito. As pessoas podem ter altos níveis de vitamina D porque se exercitam bastante e se expõem à luz ultravioleta com exercícios ao ar livre”, complementa Manson.
Um grande estudo nos próximos cinco anos, coordenado pelo médico americano deverá oferecer respostas a essas e outras questões. O especialista está recrutando 20 mil adultos mais velhos, incluindo homens com 60 anos ou mais e mulheres com 65 anos ou mais, para estudar se doses altas de vitamina D e ácidos graxos de ômega 3 de suplementos de óleo de peixe diminuem o risco de doença cardíaca e câncer.
Manson afirmou que suplemento de óleo de peixe foi incluído no estudo porque é outro tratamento promissor que sofre com a escassez de evidências clínicas. Além disso, tanto a vitamina D quanto o óleo de peixe são conhecidos por terem efeito anti-inflamatório e pode haver benefícios adicionais à saúde quando se combina os dois.
2 Comentários
Publicado por Mondarto







[...] sido notícia nos últimos meses: estudo após estudo comprova que a vitamina D tem um papel importante na prevenção de quase tudo, de esclerose múltipla e alguns tipos de [...]
[...] como um antioxidante que protege as células dos radicais livres. No entanto, uma dose excessiva de vitamina pode impedir a assimilação do ácido ascórbico. Por isso, os cientistas o injetaram nas veias ou [...]