Vitamina B protege o coração e previne derrame
Alimentos ricos em vitamina B, como vegetais, frutas, grãos, cereais, feijão e legumes, e vitamina B-6, presente em peixes, fÃgado, carnes e cereais, podem reduzir o risco de doenças cardÃacas e derrames, aponta um estudo da Universidade de Osaka, no Japão.
Os cientistas analisaram os efeitos das vitaminas B em 23.119 homens e 35.611 mulheres, separadamente. No entanto, os resultados concluem que a vitamina B beneficia ambos os sexos.
Os voluntários, de 40 a 79 anos, preencheram questionários sobre seus hábitos alimentares e, a partir disso, tiveram seus dados analisados ao longo de 14 anos.
Os pesquisadores descobriram que a vitamina pode reduzir o risco de insuficiência cardÃaca nos homens e o risco de morte por acidente vascular cerebral e doenças cardÃacas nas mulheres.
Para chegar ao resultado foram realizadas várias etapas de estudo com os voluntários. Após a divisão dos pacientes em cinco grupos com base na frequência da ingestão de ácido fólico, derivado da vitamina B, e da vitamina B-6, os investigadores compararam as dietas para descobrir que o maior consumo desse tipo de vitamina foi associado a um número significativamente menor de mortes por doenças cardiovasculares e AVC.
Ainda de acordo com os pesquisadores, isso acontece porque as vitaminas do complexo podem diminuir os nÃveis de homocisteÃna, um aminoácido no sangue que causa danos ao revestimento interno das artérias, favorecendo a formação de coágulos sanguÃneos. A homocisteÃna está relacionada à hereditariedade, mas também a dieta.
2 Comentários
Publicado por Carmem Moraes







[...] tomate possui outras excelentes substâncias benéficas ao corpo humano, porque é também fonte de vitaminas A, B e C, e de sais minerais como fósforo, ferro, potássio e magnésio. E novos estudos apontam, [...]
[...] de proteÃnas, gorduras e carboidratos. Entretanto, a pesquisa avaliou também a ingestão de vitaminas e minerais, que ficam em segundo plano, por todas as pessoas na hora da escolha da [...]