I say blog!
  • 13
  • nov

Vírus HPV pode causar danos em boca e garganta

Por leticia, em Câncer, Virologia.

Engana-se quem pensa que o papilomavirus humano, o HPV, afeta apenas mulheres com o câncer de colo de útero. Recentes pesquisas da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, revelaram que o HPV pode afetar também homens, principalmente com doenças localizadas na região da boca e da garganta. Segundo resultado da pesquisa, cresceu o número de indivíduos com câncer de boca e garganta, principalmente entre a população mais jovem, e em um grande número desses casos, pode-se verificar a presença do HPV.

Nas pesquisas da Universidade, foram comprovados que, dentre os casos de câncer de garganta entre jovens, cerca de cinquenta a sessenta por cento são causados pelo vírus HPV, sexualmente transmissível. A pesquisa também revelou que em metade dos casos de câncer de pênis, o HPV é um dos principais envolvidos.

Os estudos preocupam principalmente se pensarmos que o vírus é um dos principais protagonistas no quesito “câncer entre mulheres”. Agora, com o resultado da pesquisa, os homens também podem passar a se preocupar, principalmente com a prevenção. Para tanto, os exames e visitas periódicas ao médico são aconselháveis.  Para as mulheres, exames de papanicolau são fundamentais, mas os homens também devem ficar atentos a qualquer infecção.

O melhor meio de prevenir o HPV ainda é, segundo a Universidade Johns Hopkins – e segundo qualquer especialista – o uso da camisinha. Mesmo para os cânceres de boca e garganta. Sendo o HPV um vírus sexualmente transmissível, camisinha é o único método que ainda pode evitar a transmissão da doença. Existem vacinas que previnem o vírus, mas ela só pode ser aplicada, no Brasil, em mulheres de nove a vinte e seis anos. Com a descoberta dos novos tipos de cânceres que o HPV pode causar, especialistas e governos pensam em vacinação para maiores grupos. Nos Estados Unidos, os homens já podem ser vacinados contra o HPV 16 e 18, os principais responsáveis pelos cânceres de útero, amídalas e pênis.



5 Comentários Publicado por leticia
Tags associadas ao artigo: , , , .
Outros artigos:

Artigos relativos a "Vírus HPV pode causar danos em boca e garganta"


Comente:

5 comentrios su "Vírus HPV pode causar danos em boca e garganta"

  1. […] homens e nas mulheres, o HPV pode causar câncer, embora, nas mulheres, a evolução para displasias  –  quadro  prévio  […]

  2. […] câncer de colo de útero é provocado pelo vírus HPV – os subtipos 16 e 18 estão em cerca de 80% dos casos. É o segundo mais freqüente, ficando […]

  3. Marina

    VIRUS HPV TAMBEM CAUSA CANCER NA GARGANTA

  4. dani

    VIRUS HPV TAMBEM CAUSA CANCER NA GARGANTA
    quais os sintomas? qual o tratamento mais adequado,neste caso?

  5. selma

    o hpv causa cancer na garganta quais os sinoms, e tem tratamento pois gotaria d sber


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





© Corpo Saun, is part of the network IsayBlog! whose license is owned by Nectivity Ltd.