I say blog!
  • 08
  • abr

Vírus contraído na gravidez pode prejudicar audição do feto

A perda da audição em crianças pode estar ligada a um vírus contraído pela mãe durante a gravidez, de acordo com um estudo publicado no Archives of Otolaryngology-Head and Neck Surgery.

Cerca de 9% das crianças que tiveram algum grau de perda da função auditiva também tiveram o citomegalovírus (CMV) no nascimento, diz a pesquisa.

O CMV é um vírus comum que normalmente causa uma infecção inofensiva e pertence à família do herpesvírus, a mesma dos vírus da catapora, herpes simples, herpes genital e do herpes zoster.

A transmissão do citomegalovírus ocorre por via respiratória (tosse, espirro, fala, saliva, secreção brônquica e da faringe), por transfusão de sangue, por via sexual e por transmissão vertical da mulher grávida para o feto.

Mulheres que já estão infectadas quando ficam grávidas têm menos chance de transmitir o vírus aos filhos, mas aquelas que o contraem durante a gravidez têm risco maior de que seus bebês também peguem o CMV, nesses casos, elas têm 33% de chance de transmiti-lo aos filhos.

Uma a cada mil crianças tem algum tipo grave de perda de audição, e metade dos casos são hereditários, segundo a associação americana de fonoaudiologia.

E ainda mais, uma a cada 25 mulheres pegará o vírus durante a gravidez. O CMV já foi ligado a diversos problemas de desenvolvimento em crianças, incluindo deficiência mental e paralisia cerebral. A perda de audição é o problema mais comum.

O estudo avaliou 354 crianças a partir dos quatro anos com problemas de audição que fizeram o teste para CMV quando nasceram. Delas, 34 pegaram o vírus de suas mães.

O grau da perda auditiva variou de um dano parcial em uma orelha até a surdez total, mas as crianças que contraíram o vírus quando nasceram tinham um grau mais acentuado do problema em comparação com as crianças que não tinham o vírus.



1 Comentário Publicado por Mondarto
Tags associadas ao artigo: , , , .
Outros artigos:

Artigos relativos a "Vírus contraído na gravidez pode prejudicar audição do feto"


Comente:

1 comentrio su "Vírus contraído na gravidez pode prejudicar audição do feto"

  1. […] provoca o aumento da pressão no sangue durante a gestação, que pode afetar tanto a mãe como o feto, e que é registrada em aproximadamente 5% das mulheres grávidas pela primeira vez. A doença […]


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





© Corpo Saun, is part of the network IsayBlog! whose license is owned by Nectivity Ltd.