Beber vinho melhora as funções cognitivas
Um estudo feito ao longo de sete anos com 5.033 homens e mulheres em Tromso, norte da Noruega, revela que beber moderadamente faz bem pra cabeça.
De acordo com a pesquisa, quem bebia de forma moderada, ou seja, quatro ou mais vezes em duas semanas, foi melhor em testes medindo funções cognitivas do que os totalmente abstêmios ou que bebiam pouco.
Kjell Arne Arntzen, coordenadora do estudo elaborado com mais três colegas, admite que a conclusão possa ter tido influência de fatores não testados, como dieta e profissão. Mas, o estudo controlou idade, educação, peso e doenças e todos os participantes tinham a média de idade de 58 anos.
O maior risco de função cognitiva pobre esteve em abstêmios. Já entre as mulheres, o fato de não beber esteve associado a desempenho cognitivo “significativamente” mais baixo.  Enquanto entre os homens, os resultados sugerem menos disfunção cognitiva em consumidores de vinho e cerveja, explicam os pesquisadores. O consumo médio, no estudo, foi de um copo em 14 dias para mulheres e três copos para os homens.
Os autores anotavam só a frequência do consumo, não a quantidade, por isso afirmam que as diferenças entre homens e mulheres podem estar ligadas a diferentes nÃveis de consumo.
Além do melhor desempenho cognitivo, o álcool em doses discretas ajudou a reduzir o risco de demência, tanto a vascular quanto a doença de Alzheimer. Entretanto, não há consenso sobre o que pode causar o efeito benéfico do consumo de álcool. Pode ser a presença de antioxidantes como os polifenóis; ou o próprio álcool etÃlico fortaleceria as artérias e reduziria inflamações, o que melhoraria o fluxo de sangue.
Os testes cognitivos envolviam memória verbal de curto prazo, escala de inteligência Wechsler e teste psicomotor. Como esperado, os Ãndices foram menores para mais velhos, menos educados, fumantes, deprimidos, diabéticos e hipertensos.
O estudo foi publicado na revista médica Acta Neurologica Scandinavica.
2 Comentários
Publicado por Mondarto







[...] e frutas, duas porções de carboidratos e refeições semanais de “comemoração”, com vinho e sobremesa, baseada na cultura [...]
[...] irreversÃvel, de causas desconhecidas, que leva a demência e deteriora gravemente as funções cognitivas e funcionais. É a demência mais frequente, mas não coincide com o envelhecimento normal do [...]