Vinho aumenta libido feminina, diz estudo
Mais um ponto para os benefÃcios do vinho à saúde. A bebida, quando consumida com moderação, pode aumentar a libido das mulheres, informa estudo de uma universidade italiana. A pesquisa foi divulgada hoje pela BBC e publicada pelo Journal of Sexual Medicine.
O estudo da Universidade de Florença foi feito com 798 mulheres italianas entre 18 e 50 anos na região de Chianti, na Toscana. Elas foram classificadas em três grupos conforme o hábito diário de consumo de vinho: as que consomem entre uma ou duas taças de vinho, as que não consomem vinho e as que bebem mais de duas taças.
As mulheres responderam questionários com 19 perguntas sobre sexualidade. Os questionários medem o Ãndice FSFI (Female Sexual Function Index, em inglês), uma medida usada em outros estudos cientÃficos sobre sexualidade feminina.
O grupo que apresentou os maiores Ãndices de desejo sexual, de acordo com as respostas dos questionários, foram as mulheres que consomem uma ou duas taças de vinho por dia.
Os pesquisadores do estudo, no entanto, destacam que o resultado precisa ser interpretado com cautela, devido ao pequeno número da amostragem e pela falta de dados de exames de laboratório. Ainda assim o estudo sugere potencialmente uma correlação entre o consumo de vinho tinto e melhor sexualidade.
Além desta pesquisa, outros estudos recentes vêm demonstrando que o vinho tinto – quando consumido moderadamente – reduz o risco de doenças cardÃacas, protege contra disfunções neurológicas, aumenta a longevidade e previne alguns cânceres.
2 Comentários
Publicado por Carmem Moraes







[...] saudável e balanceada, inclua no cardápio a prática de uma atividade fÃsica e retire o fumo e a bebida alcoólica. Fórmula infalÃvel para ajudar a manter o peso [...]
[...] ultrassom. O pesquisador convenceu 20 mulheres a participar da pesquisa. Aquelas que revelaram ter orgasmo contavam com uma pequena área de tecido mais espesso na parede interna de suas vaginas – [...]