I say blog!
  • 12
  • out

Tosse insistente pode ser DPOC

Por Mondarto, em Câncer, Cirurgia, Costume e sociedade.

pulmão Tosse insistente pode ser DPOCA Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), atualmente, considerada a sexta causa de mortalidade no mundo e a quinta no Brasil, apresenta como principal sintoma, a tosse insistente e diária.

A doença, que daqui a oito anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), deverá subir para a terceira causa de óbitos no planeta, só perderá para o câncer e para os problemas cardíacos.

A DPOC afeta 4% da população brasileira, portadores de moléstias como enfisema, bronquite e asma, entre outros distúrbios respiratórios. Em 90% dos casos, são fumantes ou ex-fumantes.

A exposição constante às substâncias nocivas encontradas na fumaça do cigarro provoca a inflamação crônica nas vias respiratórias e nos pulmões. Em consequência, cresce a produção de secreção, deixando o catarro mais espesso. O paciente sente dificuldades para respirar, se cansa ao fazer qualquer esforço e tosse bastante. Por isso, é chamada de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, pois há uma obstrução das vias aéreas.

Para o pneumologista Roberto Stirbulov, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a doença pode ter outras complicações, como fibrose, perda de elasticidade pulmonar e danos nos alvéolos. Mas, explica o médico: a DPOC não leva ao câncer, embora nos casos mais graves, deixe a pessoa sem condições de respirar, tornando-a dependente de um aparelho respirador.

Uma pesquisa realizada pela SBPT revelou que mais da metade dos pacientes não sabe  identificar os sintomas da DPOC e geralmente, eles relacionam a tosse persistente ao  fumo e não procuram ajuda médica. 

Parar de fumar é o primeiro passo para reduzir os danos. O processo inflamatório da DPOC corre solto, como se fosse um carro a 100km/h. Se o paciente para de  fumar, a doença continua avançando, porém sua velocidade passa a 30km/h. Com o tratamento  adequado, desacelera ainda mais, diz Roberto Stirbulov.

Há tratamento para a doença, como reabilitação pulmonar, remédios e, quando indicados, oxigenoterapia e cirurgia



2 Comentários Publicado por Mondarto
Tags associadas ao artigo: , , , , .
Outros artigos:

Artigos relativos a "Tosse insistente pode ser DPOC"

  • Tosse persistente pode ser curada com o chocolate
    Tosse persistente pode ser curada com o chocolate

    O chocolate tem diversos benefícios para o corpo quando consumido com moderação, destaque para suas vitaminas e sais minerais, além de conter alto teor de flavonoides, que ajudam a reduzir [...]



Comente:

2 comentrios su "Tosse insistente pode ser DPOC"

  1. valber silva

    Boa noticia, vai ajudar muito em meu estudo
    viagra

  2. [...] atualização do primeiro protocolo clínico de tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), problema inicialmente silencioso e progressivo que acomete os pulmões e compromete a capacidade [...]


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





© Corpo Saun, is part of the network IsayBlog! whose license is owned by Nectivity Ltd.