Todas as carnes estão ligadas ao câncer, diz estudo
Um novo estudo da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, aponta que comer carne com frequência pode aumentar o risco de câncer de bexiga.
A pesquisa aponta os bifes de carne bovina, costeletas de porco e bacon como os tipos de carne que trazem maior risco para a doença.
Porém, a surpresa fica por conta da sugestão de que até mesmo frango e peixe – quando fritos – elevam o risco de câncer.
Durante a pesquisa, os cientistas acompanharam 884 pacientes com câncer de bexiga e 878 que não possuÃam a doença. Todos eles responderam a questionários sobre seus hábitos alimentares.
Segundo os pesquisadores, a carne cozida a altas temperaturas produz substâncias que podem causar câncer. O estudo concluiu que aqueles que comeram mais carne vermelha tinham quase 1,5 vezes mais chances de desenvolver câncer na bexiga do que as pessoas que consumiram pouca carne.
Outro estudo, do Instituto Nacional de Câncer, apontou que cerca de 60% dos casos de câncer podem ser evitados a partir de hábitos de vida saudáveis. Os pesquisadores indicam que a melhor estratégia para a prevenção do câncer é aliar um alimentação equilibrada, a prática de exercÃcios fÃsicos regulares e manter o peso controlado.
Levando uma vida mais equilibrada, a população seria capaz de prevenir 63% dos casos de câncer de faringe, laringe e boca; 52% dos casos em que a doença atinge o endométrio e 60% dos tumores de esôfago.
1 Comentário
Publicado por Carmem Moraes







[...] Um componente do brócolis, chamado sulforafano, pode ter a capacidade de prevenir o câncer de mama. [...]