Sol evita déficit de vitamina D

Apesar de sempre ressaltarmos a importância de tomar cuidados com a exposição ao sol, para prevenir o câncer de pele, é necessário também ‘pegar uma corzinha’ de vez em quando. Aliás, já há indÃcios, em todo o mundo, de que as pessoas apresentam déficits de vitamina D, por falta de banhos de sol.
O alerta vem de pesquisadores finlandeses, que publicaram um estudo no American Journal of Epidemiology. Os baixos Ãndices de vitamina D estariam associados a maior incidência de derrame e outras doenças cardiovasculares em 5 mil voluntários, monitorados por 27 anos naquele paÃs.
Mesmo no clima tropical do Brasil o assunto já é tema de discussão. Um estudo realizado com 603 funcionários do Hospital Universitário da USP (Universidade de São Paulo) mostrou deficiências da vitamina tanto no fim do inverno quanto no término do verão.
A falta de vitamina D pode causar vários problemas no organismo, como déficit na fixação do cálcio nos ossos, hipertensão, diabetes, infecções e até aparecimento de alguns tipos de câncer.
Uma das explicações mais aceitáveis para o aparecimento dessa deficiência da substância nas populações é a pouca exposição ao sol – já que as pessoas passam boa parte do tempo em escritórios ou em suas casas – e o baixo consumo de alimentos com oferta dessa substância.
A recomendação internacional para o nutriente é de 10 a 15 microgramas por dia, mas o brasileiro consome cinco vezes menos do que isso.
Para precaver-se do problema é recomendada a ingestão de alimentos como peixes oleosos e defumados, salmão e truta e sete minutos diários de exposição solar.
O sol é importante para a obtenção da vitamina D porque, diferente das demais vitaminas, esta tem como forma biologicamente ativa um hormônio que se forma quando os raios solares atingem a pele. Depois, ela ajuda a regular as concentrações de cálcio e fósforo no sangue.
Só não se esqueça do protetor solar e de evitar os horários entre as 10h e 16h. Ah, também cuide da sua hidratação e aproveite o verão.
1 Comentário
Publicado por Carmem Moraes







[...] and Nutrition Examination Survey, nos Estados Unidos, que verificou a ligação entre os nÃveis de vitamina D e distúrbios pélvicos. Para chegar ao resultado, foram analisadas mais de 1.800 mulheres acima [...]