Sal de cozinha: mantenha o saleiro longe da mesa
Novos estudos mostram que cortar o sal de cozinha da dieta reduz drasticamente o número de casos de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (derrame). Para adequar o consumo do tempero ao longo da vida, o ideal, segundo os especialistas, é reduzir o sódio já na infância. O sal em excesso – o brasileiro está consumindo de 12g a 14g por dia – retém água nos vasos, afeta os rins e leva ao aumento da pressão arterial e, consequentemente, à hipertensão. No Brasil, a média é de quatro a cinco colheres de café cheias de sal por dia, ou seja, mais de dez gramas por pessoa. Essa quantidade está muito acima do indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é no máximo 6 gramas por dia para o adulto ou 1 colher de chá. Cada grama de sal tem 0,4g de sódio.
Uma pesquisa independente realizada por cientistas das universidades da Califórnia, de Stanford e de Columbia e publicada na revista “New England Journal of Medicine“, mostrou, a cerca dos melefÃcios do sal, que se todo o mundo cortasse metade de uma colher de chá de sal por dia (cerca de 3g, ou 1.200mg de sódio), haveria entre 54 mil e 99 mil menos ataques cardÃacos e entre 44 mil a 92 mil menos óbitos a cada ano. Os pesquisadores disseram que a economia com gastos em saúde nos Estados Unidos seria de US$ 24 bilhões. Por causa desses dados, autoridades de saúde nos Estados Unidos já pressionaram a indústria a reduzir a quantidade de sal nos alimentos processados. Nova York está exigindo que fabricantes e restaurantes reduzam o sal em seus produtos em 25%, nos próximos cinco anos.
Segundo a Associação Americana do Coração, o consumo de sal entre os americanos cresceu 50%, assim como o número de hipertensos. Assim como lá nos Estados Unidos, aqui no Brasil o hábito frequente de comer fora de casa piorou o abuso do sal nos alimentos. Algumas pessoas nem experimentam a comida e já saem colocando sal. A Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) recomenda trocar o sal por temperos como salsinha, cebola, orégano, hortelã, manjericão, coentro e cominho. Para saber se você está comendo muito sal, a SBH ensina observar quanto tempo leva para uma famÃlia de quatro pessoas acabar com um quilo de sal de cozinha. A entidade diz que esse pacote deveria durar pelo menos um mês e meio. Os especialistas afirmam que ao cortar o sal, a pessoa controla melhor a pressão e, se toma remédios, pode até reduzir seu uso. Outro observação da SBH é que não adianta trocar o sal comum por ligth, pois ele tem potássio em sua composição.
2 Comentários
Publicado por Conceicao Costa







[...] alimentar-se de três em três horas, evitando grandes quantidades de comida. O excesso de sal e açúcar não são recomendados; abusar das frutas, legumes e verduras; tomar dois litros de [...]
[...] evitar o inchaço? Má alimentação, sal em excesso (o sódio presente no sal retém água), insuficiência renal, falta de exercÃcios [...]