I say blog!
  • 21
  • jul

Remédios controlados para transtornos mentais são os mais vendidos

remedios3 Remédios controlados para transtornos mentais são os mais vendidosA maioria dos medicamentos de uso controlado vendidos em todo território ncional nos últimos três anos é utilizada para o tratamento de transtornos mentais. Os dados constam do primeiro Boletim de Farmacoepidemiologia do sistema nacional que gerencia os produtos controlados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Das 143 espécies de medicamentos controlados vendidos no Brasil, entre março de 2007 e março de 2010, a maior parte foi utilizada para tratar transtornos mentais e comportamentais. Para doenças como ansiedade e psicose, 44% das substâncias comercializadas se inserem nesta categoria de uso. Outros 16,1% deles são usados contra doenças do sistema nervoso. No somatório mais da metade, segundo o documento. 

As informações permitem identificar quais das substâncias sujeitas a controle especial foram adquiridas em drogarias e farmácias em todo o país ao longo dos últimos anos (143 das 553 classificadas). Esta primeira contagem, ainda, não permite, porém, mapear a quantidade de unidades compradas de cada produto e, assim, estabelecer a frequência de consumo de cada tipo de medicamento por pessoa, explica Márcia Oliveira, coordenadora nacional de gerenciamento de produtos controlados. Essa análise quantitativa poderá ser feita a partir dos próximos boletins, que devem passar a ser divulgados semestralmente.

Nesse primeiro boletim divulgado pela Anvisa foram observados somente hábitos de prescrição e de consumo, explica Márcia Oliveira. Mas, o dado de que a maior proporção identificada de remédios foi aplicada contra transtornos mentais e doenças do sistema nervoso não surpreende, diz a coordenadora da Agência. Isso porque, dentre as substâncias de uso restrito no país, há um maior número delas que são usadas para o tratamento desses agravos como já era conhecido, conclui Márcia.

O boletim leva em consideração as compras de produtos farmacêuticos cuja retenção de receita pelo estabelecimento é obrigatória em cerca de 39 mil locais em que são comercializados em 3.500 municípios do país.



3 Comentários Publicado por Mondarto
Tags associadas ao artigo: , , , .
Outros artigos:

Artigos relativos a "Remédios controlados para transtornos mentais são os mais vendidos"

  • Milhões de brasileiros com transtornos mentais
    Milhões de brasileiros com transtornos mentais

    Os transtornos mentais atingem 23 milhões de pessoas no Brasil, o que significa que 12% da população necessitam de algum atendimento em saúde mental. E pelo menos cinco milhões de [...]


  • Transtornos mentais podem surgir na infância
    Transtornos mentais podem surgir na infância

    As palavras psiquiatras ou psicólogos para muitas pessoas estão associadas à loucura ou  desequilíbrio ou transtornos mentais. Mas é essencial que pais fiquem atentos desde cedo ao comportamento de seus [...]



Comente:

3 comentrios su "Remédios controlados para transtornos mentais são os mais vendidos"

  1. izael

    informaçoes sobre remédios contrlados
    gostaria de saber, quais os remedios mais procurados pelas pessoa.

  2. [...] Como você se depara quando observar uma receita médica e não consegue entender o que está escrito? Os pacientes recorrem aos farmacêuticos, que [...]

  3. Sem duvida, os medicamentos controlados estao cada vez mais presente no dia a dia do brasileiro.


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





© Corpo Saun, is part of the network IsayBlog! whose license is owned by Nectivity Ltd.