Remédios para redução do colesterol não previnem doença, diz estudo
Resultados do estudo publicado na revista Archives of Internal Medicine questionam o uso de medicamentos em pessoas saudáveis e comprovam que esses remédios não reduzem a mortalidade das doenças cardíacas, o que pode ser conquistado com mudanças nos hábitos alimentares.
Para chegar a essa conclusão, foram analisados 65.229 diagnósticos de pessoas: sendo que 32.623 tomavam estatina – remédio para diminuir os níveis de colesterol – e 32.606, placebos. Depois de quatro anos de pesquisa, 2.793 pessoas morreram e de acordo com os pesquisadores a diferença do número de mortes entre os usuários dos medicamentos não teve relevância estatística, o que indica que as drogas não são tão eficazes como se pensava.
Segundo a cardiologista do Instituto do Coração, Tânia Martinez, a indicação de medicamentos para redução do colesterol é comum, mas é necessário ficar atento. “A primeira medida para tratar doenças cardíacas é analisar o que a pessoa come e como seus hábitos interferem em sua saúde”. E complementa: “Independente do uso ou não de medicamentos, o colesterol alto deve ser cuidado sempre com intervenções de medidas de estilo de vida saudável, como dieta equilibrada, atividade física, correção e manutenção de peso adequado, interrupção do tabagismo e controle de todos os fatores de risco”.
Sabe-se que o colesterol não é exclusividade dos adultos. O estudo observou também 20 mil crianças nos Estados Unidos, sendo que 10% apresentaram índices elevados de gordura no sangue e não possuíam histórico familiar do problema. Por isso, especialistas afirmam que os cuidados com o coração devem ser praticados desde cedo, bem como os exames de prevenção que hoje são indicados para crianças a partir de 2 anos.
ALIMENTAÇÃO E COLESTEROL
Especialistas temem a indicação abusiva de medicamentos, por isso a alimentação aparece como um forte aliado nesta questão. “É comprovado que o consumo de determinadas substâncias como os fitoesteróis, presentes em óleos vegetais, verduras, frutas e legumes, são essenciais não só para o crescimento e desenvolvimento dos indivíduos, mas também para a manutenção de níveis saudáveis de colesterol, auxiliando na redução dos níveis de colesterol ruim.”, conclui a nutricionista, Gisele Pavin.
Para efetiva ação na redução do colesterol, recomenda-se a ingestão de1,6 a 2,0g de fitoesterol por dia, o que seria o mesmo que comer 340 tomates, ou 168 cenouras, ou 120 maçãs, ou ainda, 56 fatias de pão integral. Estes números podem ser atingidos por meio de produtos que são enriquecidos com fitoesteróis.
1 Comentário
Publicado por Regina







[...] Pelotas e da Universidade Católica de Pelotas avaliaram o acesso (e os motivos para falta dele) a medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes por cerca de 4 mil idosos de mais de 65 anos residentes na [...]