I say blog!
  • 02
  • abr

Pesquisa mostra o caminho percorrido pelo espermatozoide até o óvulo

01273 38814p3 Pesquisa mostra o caminho percorrido pelo espermatozoide até o óvuloTodo mundo sabe que a fecundação se dá pela ação dos espermatozoides em direção ao óvulo. O problema é que ninguém sabe como ocorre esse caminho percorrido pelos espermatozoides. Ou mesmo não sabia, porque agora duas pesquisas que foram divulgadas pela Revista Nature explicam esse mistério da biologia.

Tal descobrimento poderia ajudar a solucionar alguns problemas com infertilidade masculina, dizem os cientistas. Sem contar que o processo poderá auxiliar a criação de um anticoncepcional hormonal para homens.

O CatSper é a peça fundamental de todo esse processo, pois a pesquisa mostra que a atração aconteceria devido a um canal de íons único dos espermatozoides.
Segundo a pesquisa, o canal notaria a presença do hormônio feminino progesterona que é liberado por células granulosas em volta do óvulo antes da fecundação, provocando assim a entrada de átomos de cálcio nos espermatozoides.

“Sabendo que o gene catsper está envolvido e seu mecanismo de ação, já temos pontos importantes para produção de novas drogas, tanto anticoncepcionais como para estímulo da fecundação. Assim, o bloqueio da proteína, produto do gene catsper, pode funcionar como barreira contra fecundação e o estímulo pode resolver alguns problemas de infertilidade masculina”, explica o farmacêutico bioquímico e tutor do Portal Educação, Ronaldo de Jesus.

Foi constatado no estudo que a progesterona costuma agir via um receptor, ou seja, uma fechadura química da célula. No entanto, lembre-se que quando ocorrem casos como esse, os testes indicam que há um mecanismo exclusivo ainda não conhecido.

Infertilidade é um distúrbio ou condição do sistema reprodutivo masculino ou feminino que reduz a capacidade de ter filhos. Um casal é considerado infértil quando não consegue conceber num período de 12 a 18 meses, sem uso de métodos anticoncepcionais, mantendo relações sexuais freqüentes. Nos EUA, considera-se infértil o casal que não engravida após um ano de relacionamento sexual sem contraceptivos.



2 Comentários Publicado por Lais
Tags associadas ao artigo: , , .
Outros artigos:

Artigos relativos a "Pesquisa mostra o caminho percorrido pelo espermatozoide até o óvulo"

  • Pesquisa mostra que mulheres relutam em usar óculos
    Pesquisa mostra que mulheres relutam em usar óculos

    Segundo pesquisa britânica, realizada pelo Sight Care Group, muitas britânicas sofrem com problemas de visão porque são muito vaidosas. O estudo trouxe outros dados muito relevantes também: • 1/4 das [...]



Comente:

2 comentrios su "Pesquisa mostra o caminho percorrido pelo espermatozoide até o óvulo"

  1. [...] cientistas japoneses conseguiu o que muitos no mundo inteiro tentavam há quase um século: criar espermatozoides de um mamífero em laboratório. A experiência foi feita com camundongos, mas o objetivo é [...]

  2. Fernando silva

    E atraves deste caminho nasce uma vida humana.
    viagra


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





© Corpo Saun, is part of the network IsayBlog! whose license is owned by Nectivity Ltd.