Pão branco faz mal ao coração, dizem estudos
Aquele pãozinho branco, como o pão francês, pode fazer mais mal para a saúde do que apenas engordar.
Dois estudos divulgados na última semana – um deles já divulgado aqui – apontam que os carboidratos refinados, presentes nestes alimentos, trazem riscos para o sistema cardiovascular.
Uma das pesquisas investigou a relação entre infarto e dietas pobres em gorduras saturadas, mas ricas em carboidratos. Os cientistas, da Dinamarca, analisaram 53.644 adultos durante 12 anos.
O estudo concluiu que, para cada 5% de aumento de carboidratos na dieta, houve um risco 33% maior de infarto. Esse resultado foi publicado no “American Journal of Clinical Nutrition”.
De acordo com os cientistas, carboidratos com alto Ãndice glicêmico aumentam as chances de problemas cardiovasculares por causarem processos inflamatórios, dislipidemias (alterações no colesterol) e disfunções nas paredes dos vasos.
O outro trabalho ligou o risco de doenças nas artérias do coração ao consumo excessivo de carboidratos refinados, mas só no caso das mulheres. Nos homens, não foram encontradas alterações causadas por essa dieta.
A pesquisa aponta ainda que, para o risco de doenças cardÃacas, importa mais o fato de os carboidratos ingeridos serem de alto Ãndice glicêmico do que a quantidade total de carboidratos consumidos.
Durante o estudo, os pesquisadores acompanharam mais de 47 mil voluntários, por sete anos, na Itália.
Alimentos com alto Ãndice glicêmico são assim chamados pela capacidade de aumentarem rapidamente os nÃveis de glicose no sangue. Com isso, o organismo libera altas doses de insulina, fazendo a glicose cair rapidamente e levando à sensação precoce de fome.
Médicos recomendam que a dieta diária seja composta por 60% de carboidratos, de preferência com baixo Ãndice glicêmico, e por 7% de gorduras saturadas.
Pesquisas anteriores já associaram o maior consumo de carboidratos refinados ao aumento nos Ãndices de triglicerÃdeos no sangue, outro fator de risco para o coração.
Há ainda estudos apontando que mulheres com taxas elevadas de triglicerÃdeos têm duas vezes mais risco de sofrer com doenças cardÃacas do que os homens.
1 Comentário
Publicado por Carmem Moraes







[...] nos produtos consumidos pelas pessoas, os que são parte da sua alimentação diária, como pães, iogurtes e biscoitos, a gordura contida em uma refeição, ou seja, até três quartos desta [...]