I say blog!
  • 29
  • jul

Óleos essenciais são calmantes e afrodisíacos

Egípcios e persas já sabiam e utilizavam os óleos essenciais como aliados à saúde e aproveitavam todas as suas propriedades. Os chineses também produzem remédios aromáticos à base de ópio e gengibre há milênios, mas foram os árabes que levaram as técnicas de produção de óleos essenciais a padrões similares aos atuais.

O responsável pelos óleos como os conhecemos hoje foi o químico francês Maurice Gattefossé. Ao queimar-se com um produto inflamável, em 1928, ele instintivamente mergulhou o braço numa tina de óleo de lavanda. Para sua surpresa, a queimadura parou de arder e, em alguns dias, cicatrizou. A partir de então, abriu-se uma frente de pesquisa sobre os possíveis efeitos terapêuticos dessas substâncias. Foram os resultados desses estudos que fizeram a aromaterapia difundir-se pelo mundo e chegar aos consumidores em forma de diversos produtos.

Com o aprofundamento das pesquisas na área, diferentes propriedades dos óleos essenciais passaram a ser melhores conhecidas e aplicadas.

Há vários óleos com propriedades afrodisíacas, dependendo da pessoa em quem se aplica, podendo um ser mais estimulante do que o outro. E o mais usado para sedução é o de rosas, embora todos deixem a pele com um toque mais gostoso e um cheiro agradável, o que os tronam muito sedutores também.

As substâncias também podem trazer outros benefícios, segundo o farmacêutico Orlando Dias Cardim. Pingar cinco gotas de óleo de tomilho ou alecrim por litro de água quente resulta em um líquido que ajuda a desinchar os pés; para aliviar dores e ativar a circulação neles, o mesmo deve ser feito com óleo cipreste, ou de hortelã-pimenta. No travesseiro, três gotas de óleo de tomilho antes de dormir podem ajudar quem sofre de insônia, recomenda Cardim.

Os óleos também são considerados eficientes na cicatrização, como o de eucalipto, o de lavanda e o chamado tea-tree. E é fácil encontrar óleos de boa qualidade em grandes farmácias, principalmente nas que vendem remédios homeopáticos e lojas de produtos naturais, com preços acessíveis.



2 Comentários Publicado por Mondarto
Tags associadas ao artigo: , , , .
Outros artigos:

Artigos relativos a "Óleos essenciais são calmantes e afrodisíacos"


Comente:

2 comentrios su "Óleos essenciais são calmantes e afrodisíacos"

  1. […] dos aromas. Trata-se de um processo terapêutico milenar que utiliza a suave energia perfumada dos óleos essenciais para tratar, curar e estimular não só o corpo, mas também o espírito. É simples e […]

  2. […] Óleos essenciais são calmantes e afrodisíacos – Corpo Saun […]


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





© Corpo Saun, is part of the network IsayBlog! whose license is owned by Nectivity Ltd.