I say blog!
  • 28
  • dez

O papel da psicologia no emagrecimento e manutenção de peso

Por Lais, em Costume e sociedade.

01613 34414p3 O papel da psicologia no emagrecimento e manutenção de pesoA Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano, e visa auxiliar o paciente a desenvolver uma melhor qualidade de vida.

Como é uma ferramenta eficaz para se trabalhar e mudar comportamentos, iremos utilizá-la para identificar pensamentos, padrões e crenças errôneas sobre alimentação, e a partir de técnicas, testes e a terapia propriamente dita, iremos buscar novas formas de lidar com as emoções e com a alimentação.


Nesse processo, é importante o resgate da auto-estima, a mudança da imagem corporal, e assim desenvolvermos a percepção dos processos emocionais, que desencadearão a vontade desenfreada de comer.
Precisamos comer para nossa fome e não para nosso desejo de comer, e muitas vezes a comida entra como conforto, para amenizar angústia, ansiedade, tristeza, ou mesmo como recompensa para o cansaço e estresse.
E como comer é para toda vida, um equilíbrio da emoções e da nossa alimentação é a chave do sucesso de todo processo de emagrecimento e manutenção de peso.
E quando pensamos em emagrecimento, a psicologia tem um papel fundamental nesse trabalho, pois muitos pacientes entram em um processo de auto sabotagem contínua, impedindo que ele próprio perca peso.
Você podem se perguntar como é que posso impedir eu mesmo de emagrecer? Parece louco isso, e ouço muitas pessoas dizerem: estou aqui para perder peso, como não tenho desejo?
Mas digo: Parece que seu desejo não é tão forte a fim de dar conta de se perder peso.
Entramos em um caminho cheio de emaranhados, do qual tenho a função de auxiliar o paciente a buscar desenroscar esses nós, para que possa dar sustentabilidade ao real desejo de se manter magro.
Quando solicitamos o diário alimentar e emocional, detectamos várias situações das quais se esquecem de tomar as fitoterapias que a nutricionista prescreveu, ou mesmo, cadê a fruta, a barrinha de cereal que deveria estar na bolsa, na gaveta do escritório que trabalha? Ouvimos um “esqueci” ou um “não deu tempo de comprar”, e assim vamos mostrando e definindo estratégias para não alimentar o lado sabotador que sustenta o corpo mais gordinho e ainda desvendar o papel que a comida tem em sua vida, para que desta forma, possa realmente ter um Desejo Real de perder peso e fazer com que isso aconteça efetivamente.
A psicoterapia é uma aliada que complementa as diferentes áreas de saúde, pois trabalha o ser humano de forma integrado



2 Comentários Publicado por Lais
Tags associadas ao artigo: , , .
Outros artigos:

Artigos relativos a "O papel da psicologia no emagrecimento e manutenção de peso"

  • Metade dos brasileiros está acima do peso
    Metade dos brasileiros está acima do peso

    De acordo com dados divulgados pelo Instituto de Geografia e Estatística, o IBGE, quase metade da população brasileira está acima do peso. O percentual passou de 42,7% em 2006, para [...]


  • O peso ideal
    O peso ideal

    Perder peso hoje se tornou o foco de muitos jovens e adultos, que insatisfeitos com o peso e contorno corporal saem em busca de soluções para enfrentar esse problema. Nessa batalha [...]


  • Leptina pode estragar seu emagrecimento
    Leptina pode estragar seu emagrecimento

    Malhou e fez dieta até chegar a um peso legal, mas rapidamente retornou à marca inicial. Porque isso ocorre? Pesquisadores e médicos apontam a culpada: a leptina. Um estudo de [...]


  • Chá amarelo ajuda no emagrecimento
    Chá amarelo ajuda no emagrecimento

    Depois do chá verde, do chá vermelho e do chá branco, chega uma outra bebida derivada da planta camellia sinensis: o chá-amarelo. Tradicional na China, a bebida promete ser mais [...]



Comente:

2 comentrios su "O papel da psicologia no emagrecimento e manutenção de peso"

  1. [...] desculpas para evitar o tratamento e apenas 19% dos casais atuais já participaram de sessões de terapia de casal. [...]

  2. patricia

    estou casada a 10 anos,eu era muito ciumenta ,disconfiava de tudo, ate que um dia brigamos feio e quase nos separamos por causa do meu ciumes,fiz terapia e estou conseguido controlar bem meus ataques de ciumes agora,so que nosso relacionamento vive em altos e baixo.Meu marido nao e muito de dialogo sempre que vamos conversar sobre nos ele ,a culpa do problema e sempre meu.Ele nao e uma pessoa carinhosa que demostre seus sentimentos ,e secam ate com nossa filha e isso faz com que descofie dele ,nao sei se ele gosta de mim ou nao .Um dia tivemos uma conversa e disse a ele que a melhor soluçao para nos era nos separar e ele me disse que achava que essa nao era a melhor soluçao,ate na hora do sexo paresse que nao se enlvolve muito .Chega do serviço ve os seus mail, janta deita no sofa e dorme ,nunca perguta para mim e nossa filha como foi nosso dia,por causa disso estou me desinteressando por ele,adoro .dizem para mim que se separou da outra mulher dele por esse motivo ser frio,gosto de sexo e faço de tudo que gosta na cama as vezes se empolga bastante outras vezes nao.gostaria que me procurasse mais quando pergunto se gosta de mim diz que nao sabe se e amor ou convivencia,mas vive desconfiando de mim,emplica as vezes com minhas roupas demostra um pouco de ciumes gostaria de saber se esse e o jeito dele ou se nao ha mais amor em nosso relacionamento?queria que ele fosse mais carinhoso e atencioso.e um bom marido trbalhador ,nao tem vicios ,honesto mais e frio.O QUE A SENHORA ME ACOMSELHA FAZER?


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





© Corpo Saun, is part of the network IsayBlog! whose license is owned by Nectivity Ltd.