I say blog!
  • 28
  • jan

Nova técnica corrige próstata aumentada

Por Mondarto, em Cirurgia, Urologia.

homem1 Nova técnica corrige próstata aumentadaA primeira cirurgia de próstata por orifício único foi realizada pela equipe do Centro de Referência em Saúde do Homem, em São Paulo. Segundo os médicos, o procedimento é pioneiro na América Latina para esse tipo de caso.

A cirurgia foi efetuada em um paciente com hiperplasia prostática benigna, doença que provoca o aumento da próstata, podendo comprimir o canal da uretra e causar complicações como dificuldade para urinar.

A hiperplasia prostática benigna é comum em homens mais velhos e deve ser tratada com remédios e, em alguns casos, com cirurgia, para retirar a parte da próstata que está comprimindo o canal urinário.

A técnica empregada no hospital de São Paulo, denominada de laparoscopia single port se diferencia da laparoscopia tradicional porque, em vez de cinco orifícios esta requer só um furo, de cerca de três centímetros, efetuado logo abaixo do umbigo.

No único orifício da cirurgia é introduzida uma microcâmera, que permite aos médicos acompanhar a operação pelo monitor, e os aparelhos cirúrgicos.

Para Joaquim Claro, chefe do serviço de urologia do centro de referência, essa técnica poderá ser usada no futuro em casos em que o aumento da próstata é tão grande a ponto de o excesso não poder ser retirado por laser ou pelo canal da uretra. Nesses casos, a equipe médica costuma optar pela cirurgia aberta, que requer um grande corte no abdome, ou pela laparoscopia comum.

O chefe do serviço de urologia, afirma que a principal vantagem do single port é que o tempo de internação é bem mais curto do que o de uma cirurgia aberta. Ele explica que o paciente que se submete ao procedimento só fica internado por um dia, em vez de sete como o normal. E Joaquim Claro diz ainda que o paciente pode retomar suas atividades em cerca de uma semana apenas, sem precisar esperar um mês.



10 Comentários Publicado por Mondarto
Tags associadas ao artigo: , , , .
Outros artigos:

Artigos relativos a "Nova técnica corrige próstata aumentada"

  • Nova cirurgia para tratar câncer de próstata
    Nova cirurgia para tratar câncer de próstata

    Um novo tipo de laser para tratar pacientes com tumores benignos da próstata ou que sofrem com câncer de próstata em estágio avançado está sendo usado pelo Centro de Referência [...]


  • Nova lente corrige miopia em cirurgia
    Nova lente corrige miopia em cirurgia

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta semana a comercialização no Brasil de uma lente intraocular para correção de miopia. No procedimento, a nova lente é implantada na [...]


  • Nova técnica contra arritmia
    Nova técnica contra arritmia

    Os resultados de um estudo americano são um marco para o tratamento de arritmia cardíaca. A doença, alteração no ritmo normal do coração, que pode torná-lo mais lento ou mais [...]



Comente:

10 comentrios su "Nova técnica corrige próstata aumentada"

  1. joaquim almeida

    DR JOAQUIM CLARO TENHO A PROSTATA MUITO GRANDE CERCA DE

  2. joaquim almeida

    BOA NOITE DR JOAQUIM CLARO TENHO A PROSTATA MUITO GRANDE TAMANHO DE UMA CASTANHA, E LENDO O SEU ARTIGO SOB SUA NOVA TECNICA DE OPERAR SINGLE PORT QUE O SR TEM FEITO PELO SUS COM SUCESSO GOSTARIA DE SER EXAMINADO PELO SR E SE POSSIVEL FAZER A OPERAÇAO.OBRIGADO

  3. Sílvio José de Carvalho

    Prezado Dr. Joaquim Claro,

    Recebi um e-mail, dizendo que em Portugal está sendo efetuado um ressecamento da próstata “ressecção transuretral da próstata” (TURP). Empolguei-me e estou pesquisando se no Brasil já está sendo processado este tratamento. O sr. poderia adiantar-me alguma coisa a respeito, por favor? Caso seja de seu interesse envie-me seu e-mail, e eu vou retransmitir o assunto.
    Atenciosamente,
    Sílvio.

  4. José Osmar

    Senhor Doutor Joaquim Claro, gostaria de saber como conseguir essa cirurgia com nova técnica, pra mim que moro em Anápolis – Goiás e não posso custear as despesas hospitalares e médicas, ou seja, fazer pelo SUS.

    Em recebendo resposta, desde já agradeço.

  5. marcos antonio de souza

    Dr. Joaquim Claro, boa tarde , tive um diagnóstico de próstata aumentada e também do lado esquerdo ela está mais rígida, foi feito uma biópsia e foi diagnósticado como neoplasia. Gostaria de saber se essa técnica que o Senhor adota pode ser aplicada ao meu caso.
    Também gostaria de saber o local que su posso procurar o Senhor para uma eventual consulta e expor pessoalmente meu problema.
    Agradeço sua atenção e aguardo retorno.
    Marcos Antonio de Souza – Fones: 9900-4467
    Para completar a informação tenho 60 anos.

  6. MARCEMINO PEREIRA

    DR.JOAQUIM TENHO 47 ANOS E FOI DIAGNOSTICADA PROSTATA AUMENTADA.EXISTE EM PORTO ALEGRE ALGUM HOSPITAL QUE FAÇA ESTA CIRURGIA PELO SUS.NO SEU PARECER QUAL O MELHOR MEDICAMENTO A SER USADO NO TRATAMENTO.DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇAO.

  7. MARCEMINO PEREIRA

    DR,JOAQUIM TENHO 47 ANOS E FOI DIAGNOSTICADA PROSTATA AUMENTADA.EXISTE EM PORTO ALEGRE HOSPITAL QUE REALIZE ESTE PROCEDIMENTO PELO SUS.QUAL O MELHOR MEDICAMENTO PARA FAZER TRATAMENTO.

  8. claudio

    oi boa noite DR JOAQUIM existe em porto alegre que realize esta cirurgia por algum convenio? aguardo resposta um abraço.

  9. Gilberto Nogueira da Silva

    Dr. Joaquin Claro, este contato faço em nome de meu sogro, Wilson, ele tem uma prostata extremamente aumentada, mais de 100g benigna. Vi sua reportagem e li sobre sua cirurgia mostrei para ele que ficou interessado em saber sobre possibilidade de conseguir a cirurgia no centro de referência em saúde do homem, moramos em Italva noroeste do estado do rj .
    Aguardo.
    tel. (22) 27831304 / 99465566

  10. NIVALDO GINO DA SILVA

    Dr. joaquim; eu fiz cirurgia da prostata e aqui o senhor diz que; dentro de uma semana o paciente podera retornar as suas atividades normais, no meu caso, foi feita pelo canal e ainda esta doendo muito quando eu vou urinar, e se eu pegar um peso de aproximadamente 10 kgs eu sinto muita dor, nesse caso não é melhor demorar mais um tempo para retornar ao trabalho? sendo que o meu trabalho é muito pesado. o que o senhor me diz? fone 45-99772129


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





© Corpo Saun, is part of the network IsayBlog! whose license is owned by Nectivity Ltd.