I say blog!
  • 20
  • abr

Mulheres bebem e fumam mais que os homens

mulheres  Mulheres bebem e fumam mais que os homensPesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde mostra que consumo abusivo de álcool está crescendo no Brasil, principalmente entre as mulheres. O levantamento foi feito a partir de 54 mil entrevistas por telefone com pessoas de mais de 18 anos nas 27 capitais do país.

O percentual de brasileiros que bebem em excesso passou de 16,1% em 2006 para 18% em 2010. O problema atinge mais os homens. Em 2010, 26,8% deles abusavam de álcool. Em 2006, eram 25,5% de homens brasileiros.

Entretanto, o aumento excessivo no consumo de bebeidas foi entre as mulheres, a taxa passou de 8,2% para 10,6% nos últimos quatro anos.

Baseado em critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS), o ministério considerou como consumo excessivo a ingestão de pelo menos cinco doses em uma mesma ocasião por mês para homens ou pelo menos quatro doses para mulheres.

Amadeu Roselli Cruz, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), afirma que o aumento do consumo de álcool na população feminina está ligado à inserção das mulheres no mercado de trabalho e nas universidades. Segundo ela, a igualdade de gênero, entre homens e mulherees, se estende a campos positivos e negativos. Comportamentos que eram tidos como tipicamente masculinos passam a ser adotados pela mulher, explica.

A pesquisa mostra ainda que o tabagismo continua em declínio no país, mas tem encontrado resistência maior entre as mulheres, ainda que o número de fumantes seja superior entre os homens.

Nos últimos anos, no entanto, a queda se deu apenas entre os homens – de 20,2% para 17,9% de 2006 a 2010. Entre as mulheres, o número ficou estável em 12,7%. Mas, aumentou o percentual das mulheres que fumam mais de um maço por dia – de 3,2% para 3,6%. Entre os homens, houve queda.

O tabagismo também preocupa entre a população com menor instrução. Pessoas que têm só o ensino fundamental são as que mais fumam -18,6%, contra 10,2% das que têm nível superior.



3 Comentários Publicado por Mondarto
Tags associadas ao artigo: , , , .
Outros artigos:

Artigos relativos a "Mulheres bebem e fumam mais que os homens"

  • Brasileiros bebem mais que outros latino-americanos
    Brasileiros bebem mais que outros latino-americanos

    O brasileiro é o que mais ingere bebida alcoólica dentre os povos de nove países latino-americanos pesquisados. O estudo inédito realizado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), mostra que [...]


  • Homens jovens morrem mais que mulheres
    Homens jovens morrem mais que mulheres

    O risco de morte na população brasileira é 40% maior nos homens do que entre as mulheres, consideradas todas as idades, de acordo com o Ministério da Saúde. Mas, entre [...]



Comente:

3 comentrios su "Mulheres bebem e fumam mais que os homens"

  1. [...] Vivemos em um país onde existem mulheres belíssimas, porém com corpos diferentes. Estamos falando de portes físicos dos mais variados: [...]

  2. [...] dados da pesquisa, o diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres (25,5%) do que em homens (20,7%). Entretanto, nos dois sexos, o diagnóstico de hipertensão [...]

  3. [...] Isso equivale a uma morte a cada seis segundos e, ainda, 600 mil mortes a cada ano devido ao fumo passivo do tabaco. Dos cerca de 1,25 bilhões de fumantes no mundo, mais de 30 milhões são [...]


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





© Corpo Saun, is part of the network IsayBlog! whose license is owned by Nectivity Ltd.