I say blog!
  • 14
  • set

Mortes por câncer de colo do útero é alarmante

Por Mondarto, em Câncer, Obstetrícia e Ginecologia.

câncer de colo do útero Mortes por câncer de colo do útero é alarmante    O número de brasileiras mortas por causa de câncer de colo do útero pode ser duas vezes maior do que o registrado, já que há distorções nos índices, segundo revela pesquisa efetuada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que avaliou mais de nove milhões de óbitos no país.

Os atestados de óbitos preenchidos sem precisão, além das mortes que não são registradas e um grande número de óbitos classificados com causas mal definidas, fazem com que os números estejam subestimados. Nos casos de câncer de útero, muitos não têm especificação do local exato onde ocorreu o tumor, mostra o trabalho.

De acordo com a pesquisa, nas capitais da região Sul houve a menor variação: 35% mais mortes do que as registradas. No interior do Nordeste, a diferença chegou a um número alarmante: 339%.

Os autores analisaram todos os registros do Sistema de Informação sobre Mortalidade, de 1996 o ano de 2005 e usaram uma ferramenta estatística (fatores de expansão) criada pelo projeto Carga Global de Doenças no Brasil para corrigir as contradições.  

Sem correção, as taxas de mortalidade no país são muito mais baixas do que as internacionais, afirmam os pesquisadores. Corrigidos, os índices se aproximam dos demais países. Para os especialistas, os dados podem ajudar a distribuir regionalmente os recursos para o tratamento da doença e selecionar as regiões que merecem intensificação de medidas preventivas.

Os autores da pesquisa também fazem um alerta: os médicos de toda a rede de saúde do país, pública e privada, deveriam ser mais bem treinados para preencher os atestados de óbito.  

O câncer de colo do útero pode ser prevenido com o uso de preservativos durante a relação sexual evitando assim o contágio pelo HPV, vírus que tem um papel importante no desenvolvimento de lesões precursoras e do câncer.  Além da realização do exame conhecido popularmente como exame de Papanicolau, encontrado gratuitamente nos postos ou unidades de saúde.



3 Comentários Publicado por Mondarto
Tags associadas ao artigo: , , , , .
Outros artigos:

Artigos relativos a "Mortes por câncer de colo do útero é alarmante"


Comente:

3 comentrios su "Mortes por câncer de colo do útero é alarmante"

  1. [...] pesquisa inédita mostrou que 87% dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) descobrem o câncer e iniciam o tratamento com muito atraso. E somente 13% dos pacientes com linfoma conseguem [...]

  2. [...] que elaboraram sobre câncer no ovário. De acordo com o trabalho, conservar um dos ovários e o útero quando o câncer está em estágio inicial preserva a fertilidade da mulher sem comprometer a [...]

  3. [...] quem pensa que o papilomavirus humano, o HPV, afeta apenas mulheres com o câncer de colo de útero. Recentes pesquisas da Universidade Johns [...]


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





© Corpo Saun, is part of the network IsayBlog! whose license is owned by Nectivity Ltd.