I say blog!
  • 02
  • abr

Maça previne câncer colorretal, diz estudo

Por Carmem Moraes, em Nutrição e prevenção.

maça Maça previne câncer colorretal, diz estudo

O simples ato de comer maçã diariamente pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer colorretal, aponta um estudo polonês, divulgado no European Journal of Cancer Prevention.

Para chegar ao resultado da pesquisa, os cientistas compararam a ingestão da fruta em 592 pacientes com a patologia e 765 sem, que estavam no mesmo hospital.

Os pesquisadores analisaram que o primeiro grupo tinha saboreado 9,5 porções por semana, enquanto o segundo, 11.

Parece que quanto mais maçã se come, menor o risco de desenvolver este tipo de câncer. A diminuição da chance de ter a doença foi observada naqueles que consumiram uma maçã ao dia, com probabilidade de 0,65. Quem ingeriu em mais de uma diariamente cortou o risco pela metade.

Acredita-se que propriedades de proteção da fruta estejam ligadas ao seu alto teor de flavonoides, que evitam que moléculas ou radicais livres causem danos ao tecido das células. Podem ainda inibir o aparecimento de câncer e a proliferação celular.

O composto é cinco vezes mais prevalente na casca de maçã do que em sua polpa. Por isso, a recomendação é comer a fruta inteira, sem descascá-la.

Segundo uma estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram diagnosticados 28.110 novos casos da doença colorretal (cólon e reto) em 2010, no Brasil, acometendo 13.310 homens e 14.800 mulheres.



4 Comentários Publicado por Carmem Moraes
Outros artigos:

Artigos relativos a "Maça previne câncer colorretal, diz estudo"


Comente:

4 comentàrios su "Maça previne câncer colorretal, diz estudo"

  1. [...] feita na Universidade Harvard, nos Estados Unidos é a primeira a mostrar uma relação clara entre hábitos alimentares e risco de endometriose e a maior já feita sobre o [...]

  2. [...] água de coco é refrescante, saborosa e rica em nutrientes. Mas além desta parte da fruta, seu óleo também oferece muitos benefícios para a [...]

  3. [...] do Texas, nos Estados Unidos, aponta que comer carne com frequência pode aumentar o risco de câncer de [...]

  4. [...] professor Peter Rothwell, neurologista de Oxford que coordenou o grupo de estudo sobre o câncer colorretal, estima que dentro dos próximos cinco ou dez anos, os médicos estarão receitando aspirinas às [...]


A network ISayBlog!


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





©Corpo Saun, faz parte de network iSayBlog. Partita Iva 09729901000