I say blog!
  • 27
  • set

Leite materno é remédio contra infecção

Os pesquisadores do Banco de Leite Humano do Hospital da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Instituto Butantan, comprovaram que o leite materno tem anticorpos contra o rotavírus, responsável por gastroenterite grave em lactentes e crianças até cinco anos, que causa a morte de até 500 mil menores por ano no mundo. A descoberta aumenta a lista dos benefícios do aleitamento materno para o bebê e a mãe.

Dados mais antigos já comprovavam que o aleitamento por pelo menos seis meses cria uma barreira contra várias doenças, como alergia, infecção respiratória e até males crônicos.  E apenas, se desconfiava que o leite materno atacava o rotavírus.

Para se ter certeza, os especialistas coletaram 30 amostras de mulheres que nunca foram vacinadas contra o vírus para análise no Instituto Butantan, e um dos fabricantes da vacina. E, segundo a pediatra Virgínia Spinola Quintal, coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário da USP, a  investigação comprovou a presença de anticorpos no leite materno.

O sorotipo do rotavírus estudado foi o g9p, prevalente no  Brasil e um dos usados na vacina oferecida pelo Ministério da Saúde – aplicada em duas doses, aos dois e quatro meses, com opção de  reforço aos seis. As diarreias e os vômitos por rotavírus são uma das maiores causas de mortalidade infantil no mundo. No Brasil, a vacinação previne 850 mortes ao ano.

Apesar de ter sido estudado apenas o rotavírus g9p, a infecção também pode ser causada por outros sorotipos. A quantidade dos níveis de anticorpos contra o vírus no leite humano revelou que a concentração varia entre as mães. Então, não é possível assegurar que, em todos os casos, a mãe transmitirá a quantidade suficiente de anticorpos para proteger o seu filho.

A pediatra afirma que não se deve suspender a vacinação, mas explica que como em algumas amostras a inibição contra o rotavírus foi muito boa e em outras nem tanto, a proteção dependerá do grau de exposição da mãe ao vírus.



2 Comentários Publicado por Mondarto
Tags associadas ao artigo: , , , , .
Outros artigos:

Artigos relativos a "Leite materno é remédio contra infecção"


Comente:

2 comentrios su "Leite materno é remédio contra infecção"

  1. […] março deste ano. Dentre as participantes, 435 mães, 24% do total, apresentaram algum problema no aleitamento, sendo os mais comuns mamas cheias demais, baixa produção de leite, fissura do bico do seio e […]

  2. […] ele, o ideal é que o aleitamento seja feito até os seis meses, mas não se pode tomar uma posição rígida. Não dá para apregoar […]


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





© Corpo Saun, is part of the network IsayBlog! whose license is owned by Nectivity Ltd.