Ingredientes da cerveja podem ajudar a prevenir osteoporose

Mais um estudo em favor daqueles, ou melhor, daquelas, que não dispensam uma cervejinha gelada no happy hour. Uma pesquisa publicada pela revista Nutrition e pela BBC Brasil aponta que mulheres que bebem quantidades moderadas de cerveja podem fortalecer seus ossos.
O estudo foi realizado na Universidade de Extremadura, na Espanha. Foram pesquisadas cerca de 1.700 mulheres.
Os cientistas verificaram que a densidade dos ossos era melhor em mulheres que bebiam regularmente do que em mulheres que não bebiam. Mas a equipe de pesquisadores adverte que o efeito pode ser mais ligado a hormônios de plantas presentes na cerveja do que ao álcool.
Especialistas também sugeriram cautela em relação è descoberta. Eles advertem que o consumo diário de mais de duas unidades de álcool prejudica a saúde dos ossos.
Já há algum tempo os cientistas buscam suplementos que possam ajudar as mulheres a manter a força de seus ossos após a meia idade. Pois, a osteoporose, condição na qual a densidade dos ossos fica menor, deixando a pessoa mais suscetível a fraturas, é um problema comum em mulheres após a menopausa.
Os autores do novo estudo disseram não recomendar que as mulheres comecem a beber cerveja para fortalecer seus ossos, mas sugeriram que novos estudos sejam feitos com um ingrediente da cerveja chamado fitoestrogênio.
Para a pesquisa, eles recrutaram voluntárias com uma idade média de 48 anos e usaram ultrassom para medir a densidade dos ossos em seus dedos das mãos.
Os resultados foram comparados, levando-se em conta fatores como peso, idade e consumo de álcool.
Mulheres definidas como consumidoras “leves” ou “moderadas” de cerveja – até 280 gramas de álcool por semana, ou o equivalente a até cinco unidades por dia – tinham uma densidade óssea maior na média do que as abstêmias.
O resultado da pesquisa está de acordo com outros estudos anteriores, incluindo um conduzido no Hospital St. Thomas, em Londres, que sugeriu que beber em média oito unidades de álcool por semana pode ser benéfico.
Mas cuidado. Especialistas alertam que é difícil estabelecer um limite certo entre uma dose saudável de álcool e uma prejudicial. O limite máximo estabelecido pelo estudo espanhol, de 35 unidades por semana, é o dobro do máximo recomendado para as mulheres.
1 Comentário
Publicado por Carmem Moraes







[...] pessoas que gostam de beber um chopinho ou cerveja com os amigos num final de semana ou depois do expediente do trabalho daqui há cinco anos vão [...]