I say blog!
  • 23
  • out

Hormônio ocitocina (OT) pode auxiliar na luta contra o alcoolismo

alcoolismo 300x206 Hormônio ocitocina (OT) pode auxiliar na luta contra o alcoolismo

Cientistas da The University of North Carolina at Chapel Hill, EUA, descobriram que o uso de um spray contendo o hormônio ocitocina (OT) – hormônio que está associado à formação de vínculos sociais e afetivos – pode promover um auxilio na desintoxicação do organismo contra o alcoolismo.

Porém, ainda não se sabe ainda exatamente quais são os efeitos colaterais que o uso deste spray contendo o hormônio ocitocina (OT) pode causar.

Pesquisas anteriores mostraram que o hormônio é capaz de bloquear a formação de tolerância ao álcool e reduzir os sintomas da abstinência em ratos que ficaram dependentes de álcool.

Numerosos estudos recentes em humanos indicam que o hormônio ocitocina (OT) quando administrado por via intranasal penetra e exerce os mesmos efeitos no cérebro das pessoas.

O estudo que foi liderado por Cort A. Pedersen contou com a participação de 11 voluntários humanos dependentes de álcool que estavam no processo de tentativa de largar o vício.

Parte desses participantes recebeu duas doses diárias de ocitocina nasal, enquanto a outra parte recebeu somente um placebo. Todos os voluntários receberam um calmante, o benzodiazepínico, quando atingiram certo grau de sintomas de abstinência.

Os resultados da pesquisa demostraram que aqueles voluntários que receberam spray de ocitocina tiveram menos vontade de beber e menos sintomas de abstinência do que os voluntários que receberam o placebo.

Segundo os pesquisadores, foram necessárias menos doses de benzodiazepínicos no grupo que estava recebendo o hormônio ocitocina.

A equipe que promoveu a pesquisa destacou que esta é a primeira demonstração de que o tratamento com ocitocina pode bloquear a retirada do álcool em humanos. “Nossos resultados são consistentes com descobertas anteriores em roedores de que o hormônio inibe a neuroadaptação e a retirada do álcool. OT pode ter vantagens sobre os benzodiazepínicos na gestão de abstinência alcoólica, pois pode reverter, em vez de manter a tolerância sedativo-hipnótica”, explicam os cientistas.

Segundo os pesquisadores, o próximo passo a ser dado pela equipe é testar se o tratamento com ocitocina é também eficaz na redução de consumo de álcool em pacientes de ambulatório.



Comente! Publicado por raphael
Outros artigos:

Artigos relativos a "Hormônio ocitocina (OT) pode auxiliar na luta contra o alcoolismo"

  • Alcoolismo pode ser passado de mãe para filha
    Alcoolismo pode ser passado de mãe para filha

    A psicóloga Ana Beatriz Pedriali, afirma que o alcoolismo é uma doença e pode ser passada de mãe para filha. Para sua tese de doutorado a pesquisadora acompanhou 62 mulheres [...]


  • Vacina contra alcoolismo é desenvolvida por chilenos
    Vacina contra alcoolismo é desenvolvida por chilenos

    A primeira vacina contra o alcoolismo está sendo desenvolvida por cientistas chilenos. A experiência se baseia em uma mutação genética presente em 20% da população asiática que, de forma natural, [...]



Comente:

Comente su "Hormônio ocitocina (OT) pode auxiliar na luta contra o alcoolismo"


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





© Corpo Saun, is part of the network IsayBlog! whose license is owned by Nectivity Ltd.