I say blog!
  • 04
  • set

Hemorróidas podem “esconder” câncer no reto

hemorroidas 640x480 225x300 Hemorróidas podem esconder câncer no retoUma das mais frequentes e desconfortáveis desordens que ocorrem no organismo, a hemorróida atinge de 30 a 40% da população adulta e para alguns indivíduos chega a ser um constrangimento. Para o médico Cirurgião Geral Bráulio Lessa, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, o problema costuma ser sério e pode esconder uma gravidade como o câncer de reto, e por isso, a patologia requer pronto diagnóstico.

Hemorróida é uma veia alterada que ocorre dentro ou em volta do ânus e do reto. Existem dois tipos a externa e a interna. No primeiro caso ela é visível e pode ocorrer a trombose hemorroidária, com a formação de um coágulo dentro da veia, acompanhada de um processo inflamatório com inchaço, dor local intensa e às vezes pode ocorrer coceira anal.

Já a hemorróida interna apresenta incômodos e dores, nos casos mais graves, onde as veias ficam permanentemente prolapsadas e exteriorizadas e não retornam para o interior do reto, podendo até apresentar sangramento.

A principal causa é a má circulação local, prisão de ventre, esforço repetido para evacuar. A pressão do feto na pelve durante a gravidez, obesidade e excesso de toxinas que se instalam na área do ânus. Também pode acometer os indivíduos que se cobram muito, perfeccionistas e que trabalham sob pressão. Entre os principais sintomas estão sangramento anal após as evacuações; dores, muitas vezes insuportáveis; incômodo local; dificuldades para andar e sentar.

O diagnóstico é feito a partir de relatos do paciente e de exames da região anal, que avaliarão o tipo de hemorróida e descartarão a existência de neoplasia. Para os pacientes acima de 50 anos e com fatores de risco para o câncer colo-retal, deverá ser realizada a colonoscopia.

Os tratamentos para as hemorróidas internas até o segundo grau podem ser feitos de diversas formas por fotocoagulação, onde as hemorróidas são necrosadas e diminuem de tamanho por meio de laser; criocauterização, um processo realizado com aplicação de gelo; escleroterapia onde há injeção de substâncias esclerosantes; ligadura elástica, onde se aplicam elásticos em torno das hemorróidas provocando isquemia e necrose. Já as hemorróidas externas e nas internas de terceiro e quarto graus o tratamento deverá ser cirúrgico.

Pode-se prevenir a hemorróida com mudança alimentar, incluir no cardápio fibras, que auxiliam no funcionamento dos intestinos evitando o acúmulo de fezes; beber bastante água; evitar certos alimentos como pimenta e açúcar; evitar a constipação intestinal; fazer exercícios regulares – 20 minutos diários de caminhada ajudam a função intestinal e descansar bastante após um dia de trabalho.

“O paciente com hemorróidas deve ficar atento, pois o câncer colo-retal e anal pode passar despercebido, já que apresentam os mesmos sintomas da doença hemorroidária. Daí a necessidade de ser feita avaliação médica diante de qualquer sintoma”, alerta o médico.

Também é importante lembrar que todo paciente com mais de 50 anos que apresente sangramento anal precisa procurar um cirurgião do aparelho digestivo para afastar a possibilidade de câncer do colon, reto e anus.



2 Comentários Publicado por Lais
Tags associadas ao artigo: , , .
Outros artigos:

Artigos relativos a "Hemorróidas podem “esconder” câncer no reto"

  • Alimentos podem ajudar a desenvolver câncer
    Alimentos podem ajudar a desenvolver câncer

      Alguns tipos de alimentos, se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, parecem fornecer o tipo de ambiente que uma célula cancerosa necessita para crescer. Conforme pesquisas, muitos componentes [...]



Comente:

2 comentrios su "Hemorróidas podem “esconder” câncer no reto"

  1. [...] generabanner('singlepost_1');Uma nova técnica para tratamento de hemorroidas começa a ser aplicada no Brasil. A cirurgia, já disponível em países da Europa, promete acabar [...]

  2. [...] europeia, os comerciais de iogurtes funcionais e leites fermentados, que prometem regular o intestino e  elevar  a  imunidade,  vão  muito  além  dos  efeitos  provados  dos produtos, ou [...]


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





© Corpo Saun, is part of the network IsayBlog! whose license is owned by Nectivity Ltd.