I say blog!
  • 08
  • set

Governo poderá pagar indenização a filhos de ex-portadores de hanseníase separados dos pais

Por Regina, em Doenças raras.

Um grupo de trabalho formado pela Advocacia-Geral da União (AGU) e pelos ministérios da Saúde, Previdência Social e Desenvolvimento Social, sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos, vai estudar o pagamento de indenização a filhos de ex-portadores de hanseníase que foram separados dos pais por causa do isolamento compulsório dos doentes entre 1923 e 1986.

hanseniase 300x173 Governo poderá pagar indenização a filhos de ex portadores de hanseníase separados dos pais

O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) entregou à Presidência da República um cadastro com quatro mil nomes de pessoas que teriam sido separadas das mães logo após o nascimento ou que perderam o contato com os pais porque estes tiveram que sair compulsoriamente da própria casa após o diagnóstico da doença.

“Apesar do cadastro, ainda não sabemos a quantidade exata de pessoas que foram afastadas dos pais”, informou Artur Custódio Moreira de Sousa, coordenador nacional do Morhan. Ele lembra que as crianças eram separadas das mães que moravam em hospitais-colônia e internadas em dispensários (orfanatos para filhos de portadores de hanseníase).

“Essas pessoas foram esquecidas e não tiveram auxílio do Estado”, disse Artur Custodio. Além do trauma do afastamento, o coordenador denunciou que há casos de filhos de ex-portadores de hanseníase que sofreram violência, abuso sexual e ingestão forçada de drogas que podem ter deixado graves consequências à saúde mental.

O Morhan quer que o Estado pague indenização única aos filhos de ex-portadores de hanseníase e estude a manutenção da pensão mensal para os casos de pessoas que apresentam problemas de saúde decorrentes do isolamento e da vida nos dispensários.

De acordo com Artur Custódio, o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu publicamente, por duas vezes, a situação dos filhos de ex-portadores de hanseníase.

O secretário adjunto da Secretaria de Direitos Humanos, Rogério Sottili,  considerou “justa” a demanda dos filhos de ex-portadores de hanseníase, mas afirmou que o governo não tem nenhuma proposta fechada para atender à reivindicação.

Artur Custodio acredita que uma proposta será apresentada após as eleições de 3 de outubro. A concessão de pensão especial no valor de R$ 750 às pessoas atingidas pela hanseníase que foram submetidas a isolamento e internação compulsórios foi estabelecida por medida provisória que depois foi sancionada como lei (Lei 11.529/2007). Por causa dessa lei, cerca de 5,3 mil pessoas hoje recebem a pensão mensal. A expectativa de Sotilli é que o número chegue a 7,5 mil até o final do ano. No total, 11 mil processos foram apresentados à Secretaria de Direitos Humanos.

A hanseníase prevalece em regiões sem saneamento básico da Amazônia Legal (38,9% dos casos) e do Nordeste. Os estados com maior incidência são: Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Maranhão, Pará, Roraima, Piauí, Acre e Pernambuco. O Ministério da Saúde calcula que o coeficiente de detecção da doença é de 21,08 pessoas a cada 100 mil habitantes (com base em dados epidemiológicos de 2008).

Conforme o Morhan, o Brasil ainda é o país que registra mais casos de hanseníase por ano, 40 mil. Para o movimento, falta treinamento para equipes de saúde que tratam os portadores da doença e auxiliam a reabilitação. Mais de 100 mil pessoas apresentam sequelas da doença por falta de tratamento correto. Informações sobre a doença e o cadastro de filhos de ex-portadores podem ser obtidas pelo telefone 0800-26-2001 (no Rio: 2502-0100). O Ministério da Saúde também presta informações sobre a doença pelo Disque Saúde 0800-61 1997 ou pelo e-mail hanseniase@saude.gov.br .



63 Comentários Publicado por Regina
Tags associadas ao artigo: , , , .
Outros artigos:

Artigos relativos a "Governo poderá pagar indenização a filhos de ex-portadores de hanseníase separados dos pais"

  • Número de novos casos de hanseníase diminui
    Número de novos casos de hanseníase diminui

    A hanseníase, apesar das inúmeras campanhas e tratamento gratuito oferecido no país, ainda é considerado um problema de saúde pública. De acordo com levantamento inédito realizado pelo Ministério da Saúde, [...]



Comente:

63 comentrios su "Governo poderá pagar indenização a filhos de ex-portadores de hanseníase separados dos pais"

  1. Fico feliz que mais pessoas estão divulgando este nosso holocausto brasileiro, praticado às margens da legalidade e que lesou milhares de famílias e brasileiros. O governo não está estudando “se pagará”. Estive em Brasília e esta comissão, este grupo de trabalho como bem disse Paulo Vanuchi (SEDH) está avaliando “como” será o pagamento.
    Após sete meses de muito trabalho, conseguimos ouvir do Presidente Lula que ele é totalmente favorável à indenização e que Lei específica será assinada em outubro.
    Obrigada pela oportunidade que nos ofereceram de sermos aqui lembrados.
    Com amor pleno
    Teresa Oliveira
    Coordenadora da Comissão dos Filhos que foram separados pelo Isolamento Compulsório – MORHAN

  2. As encalhadas e as DST…

    Olá! Vim deixar meu oi e convidá-los a dar um pulinho no #ManualdasEncalhadas Beijoooos…

  3. débora

    apenas os filhos de ex hansenianos receberão o beneficio, ou tambem os filhos de pessoas com hanseniase hoje em dia receberão??
    estou esperando a resposta!!!

  4. [...] 37.610, respectivamente. No mesmo período, o número de serviços com pacientes em tratamento de hanseníase aumentou em [...]

  5. maria aparecida soares

    Eu sou filha de uma portadora da hanseniase uma beneficiaria que acaba de receber a pensão especial.. depois de 4 anos de espera. feliz por minha mae..fiquei 10 anos separada de meus pais no educandario alzira bley,eu já mandei meu formulário começo de fevereiro/2011 gostaria de saber si eu vou ter direito de ser ressarcida pelo governo federal, já que encaminhei o formulário pois estou muito ansiosa para saber a resposta dessa minha indenização.
    gostaria de saber se o andamento do referido processo vai ser demorado?

    Espero ser atendida o mais rápido possivel. Grata!!

  6. [...] Apesar da ligeira queda em casos de hanseníase, o Ministério da Saúde adverte que a doença ainda é problema de saúde pública. Em 2003 eram [...]

  7. Maria Uguethe Alves de Araujo

    Gostaria de saber sobre a indenizacao dos filhos separados de pais com hanseniase,como e que ficou com a entrada da Dilma.Gostaria de saber resposta,bjusssssssssssssss

  8. Maria
    Entre em contato conosco enviando seu e mail para que possamos responde lo
    morhanbaruerisp@gmail.com

  9. Venilton Pereira

    Bom Dia

    Quero comunicar que estaremos no Encontrão em Itu-SP, e espero poder conversar com vc.

    Um abraço

    Venilton

  10. Yêda Lima Cavalcante

    Sou filha de hanseniana, e graças a Deus encontrei minha mãe, eu e minhas duas irmãs fomos tiradas de nossa mãe, fomos levadas para o educandário Gustavo Capanema em manaus cidade onde moramos.eu tinha mais ou menos 5 anos e minhas irmãs 3 e 2 anos de idade. uma delas é falecida.
    ja enviei meu formulario e minha irmã também Ana Rita Lima Cavalcante. tenho 62 anos, minha mãe recebeu a pensão, e será que nós os filhos
    iremos receber? sou grata ao presidente Lula por ter olhado por nossos pais, e por nós, grata tambem a presidenta Dilma.

  11. Edilson Silva

    Tive hanseniase e efetuei o tratamento em 12 meses, após 01 ano começou aparecer reações, entrei em novo tratamento com talidomida e corticóide, após a finalização do tratamento ficou evidênciado alta taxa de glicose, sendo considerada pessoa diabetica ao qual utilizo metformina de 850mg para controle da diabete, mais qundo meu sistema inumológico esta abalado,simples gripe, começa aparecer manchas vermelhas no corpo e retorno o uso do corticóide 20mg que após 04 dias estas manchas ficam roxas e desaparece, comecei a sentir testiculos inchados, consultei o medico e efetuei varios exemes sendo detectados inflamação,entranto em tratamento.
    Existe alguma lei que possa requere o direito a aponsentadoria ao qual encontro-me com 49 anos e não estou em condições de desenvolver minhas atividades ao qual verifico quando retorno as atividades após o tratamento com corticóide existe melhoras mais após 02 a três semanas retorna os sintomas.

  12. Edilson,
    Busque o INSS. Vc tem direito sim.
    E procure o MORHAN em Manaus.
    Ligue grátis Telehansen, diga q mandou postagem para mim, Teresa/SP
    08000 26 2001

    Conte conosco
    morhanbaruerisp@gmail.com

  13. Iverlandia Lemos de Souza

    Meu nome é:Iverlandia Lemos Sou filha de Hanseniano e fui separada do meus pais,eu fui levada assim que nascir para o EDUCANDÁRIO “EUNICE WIVER” tanto que no meu registro comprova que a declarante foi a:IR. MARIA JOSÉ MENDES a Freira que era responsável do Educandário a Superiora.Entrei em 1972 e sair em 1982. Tereza Oliveira: O meu registro pode comprovar que eu fui para o Educándrio “EUNICE WIVER” mesmo sendo a declarante da minha certidão a freira? Desde já agradeço a sua atenção, e eu lhe admiro muito por ser uma mulher guerreira e luta no que acredita. Sou sua fã. Iverlandia Lemos. Colônia do Prata,Municipio de Igarapé-açu.CEP:68725-000 Belém Pará.

  14. Iverlândia, entre em contato pelo e mail morhanbaruerisp@gmail.com
    Aguardo seu contato.
    Obrigada por acompanhar o meu trabalho.
    Ele é nosso e a vitória em breve chegará, tenha certeza!!
    Abraços e fique com deus
    Teresa Oliveira

  15. Jaime Prado

    Gostaria que conhecesse meu blog: sou funcionário a 35 anos do antigo Asilo-Colonia Aimorés em Bauru/SP, onde hoje é o atual Instituto Lauro de Souza Lima, que no proximo dia 13 de Abril de 2011 vai completar 78 anos de história, que as vezes passa despercebido, por pessoas que não conhece a verdadeira história desta intituição de saúde pública.
    Acesse meu blog: jpradoo.blogspot.com e conheça meu trabalho sou um maluco apixonado por essa história que eu conhec;co desde 1968.
    Tenho expostas muitas fotos em preto e branco com datas e textos originais da história desde 1927.

    Jaime Prado : Mtb: 038076 – Voluntário do Morhan em B/SP

  16. Norim Alves Calixto

    Norim Alves Calixto a minha esposa é filha de ex hanseniano e foi separada dos pais com 4 dia de idade ses pais forão enternado no sanatorio são francisco de assis em bambui-mg e ela foi criada com uma tia dela na zona rural não estudo é analfabeta porque a tia não teve condisões de dar estudo para ela ela e ela foi conhecer os pais ja estava com 33 anos de idade e ela so teve oportunidade de ver a mãe 2 ves e sua mãe falesseo nome da mãe Emilia maria de Jesus e o pai Almerio Atonio de Oliveira e filha era Maria Aparecida de Oliveira hoje chama Maria Aparecida Alves nos ja mandamos 1 formulario não sei se vocés ressebeiro eu gostaria que vocés colocasse ela tambem nesse beneficio ela ja esta com 62 ano não é aposentada porque nunca contribuio e não é bem de seude fico muito grato se for atendido

  17. Gelson Nogueira francisco

    gelson nogueira francisco minha mae ja recebeu ja mandei meu formulario gostaria de saber quando vai sair a indenizacao dos filhos

  18. Gelson Nogueira Francisco
    Ainda não há data para isso. A indenização está em processo de formatação no Governo Federal. Mas vc pode nos acompanhar, como filho separado, através do blog http://filhosseparadosmorhan.blogspot.com e com certeza saberá quando isso ocorrer.

  19. Meu nome e ivanicy lucia pinto
    Meus pais eram hansenianos,teve cinco filhos,fomos separados do nosso pais e levados,para educandario.Sao tarcisio,Morrem 2 irmaos,ficou eu uma irma e um irmao.
    apanhamos muito passamos fome.,Nosso pai tirou a gente do educadario,meu irmao foi para uma familia eu ea minha irma nao tinha lugar certo de ficar,foi ai que ele consequir arrumar uma familia para eu ficar ea minha irma com outra famila,fomos criados separados,quandoeu fiquei de maior que a minha mae que min criou min contou que eu nao era filha dela que meus pais eram hansenianos,mais na quela epoca nao falava este nome ,falava que era filha de leprosos,que eu tinha mais 2 irmaos,Hoje encontrei meus 2 irmaos,sofremos muita homilhaçoes.
    Tivemos a informaçao que morhan esta na luta para que os filhos de hansenianos,tenhao uma Denizaçao,que o cantor ney mato grosso,esta apoiando,juntamente com o presidente LULA ea presidenta DILMA,esta na canpanha,queremos agradecer por vcs estar olhando por nos,Gostaria de participar nesta caminhada,como devo fazer,e onde devo procurar,moro emBELO HORIZONTE,MG,ABRAÇO(OBRIGADA)

  20. Ivanicy
    Entre em contato urgente conosco através do e mail morhanbaruerisp@gmail.com
    Grata
    Teresa Oliveira

  21. Norim Alves Calixto

    EU COLOQUEI UM COMENTARIO EM NOME DA MINHA ESPOSA E NÃO VI RESPOSTA OS OUTRO TUDO VOCÉ RESPONDEO E NÃO RESPONDEO O MEO ELE É O DE NUMERO 16

  22. Andreia Ap Gomes

    Gostaria de saber sobre a indenizacao dos filhos separados de pais com hanseniase,como e que ficou com a entrada da Dilma.Gostaria de saber resposta,bjusssssssssssssss

  23. Edson

    Como é interessante os filhos de portadores de hanseníase,faço parte desta turma.Vamos procurar divulgar o trabalho do Morhan(Teresa Oliveira)por sinal, fantástico e corajoso,para depois procurar nossos direitos,moro em Natal/RN. Abraços.

  24. Jose de Paula Dias

    Oi eu tenho a Ranceniase estou perdendo meus dedos estou com muito mal cheiro, venho fazendo tratamento na colonia de ubá, mais de vinte anos até hoje nunca recebi nem uma ajuda pra comprar remédios, tenho 55 anos, tenho que trabalhar pra sobreviver, pois os remedios são caríssimos,eu vivo tralhando doente,estou com muito mal cheiro, e não posso fazer nada, já mandai toda palada pra Brasília, pra ver se eu consigo aposentar, mais nada foi feito, por favor me ajude, espero que esse dinheiro chegue em tempo da idenização, sofro bastante com muitas dores

  25. Antonio Carlos de Figueiredo

    Bom dia Sr. José de Paula Dias preciso que o Sr. me envie seus dados para contato, endereço, telefone e email para que possamos entrar em contato com o poder publico local a fim de tentar lhe ajudar.

    Antonio Carlos de Figueiredo
    1o Secretário do MORHAN/Barueri

  26. JOSE RENATO CABRAL DA SILVA

    Gostaria de mais informação sobre a idenização a portadores e filhos de portadores de hanseniase que foram separados de seus pais, como entrar em contato com Morhan em manaus, pois tem uma pessoa que teve parente internado na colonia Antonio Aleixo e que teve os filhos separado dele, como conseguir esse direito a indenização? Qual o orgão que essa pessoa deve procurar?

  27. josé aparecido mendes

    Sou josé aparecido mendes, Nasci na colánia de bambui MG. Ao nascer fui pra VARGINHA MG. Ande fui criado no preventório; ande infelismente fui obrigodo a ficar lange dos meus país. Foi uma langa vida de sofrimento e de desrespeito pelo sero humano. Eu ´não culpo a DEUS e nem meus pais. Hoje eu estou morando colania são francisco de assis BAMBUI MG. perto dos meus pais craças a DEUS. Sai do preventório com 17 anos, o que eu passei não desejo pra nimguem. Tudo que voce pensar que eu passei, hoje eu não tenho coragem de falar da minha vida. Tenho 52 anos tenho 02 filhas maravilhosas, umas delas e formada em psicologa,a outra tem 16 anos. trabalho e moro na colánia de Bambui. sou Funcionário Púplico da FHEMIG. Obrigado… mendes

  28. Arthemisia Castro Silva

    Eu vivi no Educandario Gustavo Capanema 13 anos e meus irmão 15 anos, Manaus-Amzonas eu e tres irmãos uma morreu com um ano os outros dois sobreviveram meu pai teve hanseniase e morreu no leprosario Colonia Antonio Aleixo em Manaus e nos fomos arrancados de nossa mãe pela policia sanitaria da cidade de Manaus logo que nosso pai foi pro leprosario , fomos colocados no “preventorio” ou campo de concentração onde as crianças mais velhas cuidavam das mais novas, todos eram separados por idade, fui separada dos meus irmãos la dentro, cada um foi para um lado e não viamos uns aos outros, passava muita fome, dormiamos no chão o colchã (de capim) das camas estavam sempre infestados de percevejo que chupava nosso sangue suas mordidas dava feridas, nossa roupa de saco de pano tudo numeradas, que sempre a moageira de trigo doava, (fabrica de trigo ao lado do preventorio) eram trocadas duas vezes na semana, o lençal de dormir era um saco aberto para cada uma criança, trocado para lavar de mes em mes, se eu for pensar no que passei não durmo e ainda hojo tenho pessadelos constantes com, castigos surras, humilhações publicas, trabalhos forçados, cabelos raspado. Sera que so eu lembro deste inferno, cade as pessoas que estiveram la naquele campo de concentração. por favor diga que eu não estou sozinha por favor. Arthemisia Castro Silva

  29. a dois terminei o tratamento mai temho tido muinta treaçao sinto dores no corpo todo os cortis coide nao fazem efeito estou tomando gabapentina pras dores mais nao adianta naos consigo trabalahar pois estou com diabetes e neurite cronica sera se temho direito de me aponsentar

  30. Pessoal, enviem seus comentários e solicitações sobre hanseníase DIRETAMENTE para nosso e mail morhanbaruerisp@gmailcom
    porque por este blog não conseguimos visualizar seus endereços e mail e consequentemente não conseguimos responder.

  31. meu avô nasceu no ano de 1923 e li um relato de que na quela época foram separados de suas familias pessoas com essa doença (ranceniase) como posso saber se ele foi uma dessas crianças . qual orgão poderia me dar essa informação. obrigada aguardo a resposta .

  32. envie-nos 1 e mail q lhe informaremos sobre seu avô – este blog não abre a possibilidade de falarmos diretamente com quem pergunta

  33. fazem tres anos q espero por esta indenização pois fazem tres anos e meio q meu pai faleçeu ja dei entrada tres vezes e nada agora pouco dei entrada d novo s era q agora vai aguaro resposta um abraço

  34. vitor donizete bernardes

    a minha vida começa no dia 27 de 01 de 1957,minha mãe estava gravida de tres meses e colocaram a minha mãe no leprozario da colonia santa fé em tres corações mg pois meu pai e seu patrao a colocarm como leproza e no dia 16 de 06 de 1957 eu nasci na colonia e com apenas 1 hora de nascimento me levaram para o educandario olegario maciel e la me deixaram ate o ano de 1960

  35. Maria Aux. Mozzelli

    Aos dez meses de vida eu e meu irmão fomos para o Educandario de Jacarei,
    devido ao fato de sermos filhos de hanseniano,meu pai. Eu, ficava na ala das meninas e meu irmão, dos meninos e nunca via meu irmão,sómente quando
    minha mãe vinha nos visitar. Não conhecia meu pai, pois era proibido que visitasse a nós. Sofri abusos e maus tratos e tenho traumas de meu passado.
    Sai do Educandario, com 12 anos, ou seja passei toda minha infancia lá e foi
    então que conheci meu pai.

  36. Maria Auxiliadora Mozzelli

    Estou muito emocionada com a possibilidade de poder encontrar os outros
    filhos separados, como eu, devido a hanseniase de meu pai. Graças á abençoada Teresa Oliveira, que tambem vítima, iniciou esse Movimento. Tive
    o privilégio de conhecê-la pessoalmente, no Assinão da Praça da Sé,dia 30 de
    Setembro/2011. Com a ajuda de Deus, estarei em Carapicuiba no encontro dos filhos separados, dia 12 de outubro, na Associação Santa Terezinha e lá
    com certeza , encontrarei meus irmãos de causa.

  37. Maria Auxiliadora Mozzelli

    Aos dez meses de vida, fui enviada ao Preventorio Jacarei, que hoje denomina-se Educandario D.Margarida Galvão, devido à hanseniase de meu pai. Meu mundo era sómente aquela Instituição, onde sofri maus tratos e abusos. Não conhecia meu pai, pois era proibido de me ver, sómente minha mãe, pois ia me visitar. De lá sai com 12 anos. Passei toda minha infãncia lá e conheci meu pai, quando de lá sai. Hoje agradeço à Teresa Oliveira, por eu poder contar minha história.

  38. josé carlos oliveira da silva

    ESTOU MUITO SATISFEITO POR TER ALGUÉM QUE CORRE ATRAS DOS SEUS DIREITOS FUI INTERNO NO EDUCANDÁRIO ALZIRA BLEY EM CARIACICA, CHEGUEI LÁ COM SEIS ANOS DE IDADE SAI COM 15 GRAÇAS A DEUS FUI PARA A MARINHA E FIQUEI ATÉ ME APOSENTAR, MAS SEI QUE MUITOS QUE LÁ ESTIVERAM NÃO TIVERAM A MESMA SORTE QUE TIVE POR ISSO ESTA REPARAÇÃO É MUITO IMPORTANTE POIS MUITOS ESTÃO PASSANDO POR DIFICULDADE NA VIDA E PODEM CONTAR COM O MEU APOIO NA MEDIDA DO PSSÍVEL O QUE PUDER FAZER FAREI PARA AJUDAR.
    OBRIGADO .
    JOSÉ CARLOS

  39. Maria Auxiliadora Mozzelli

    Posso dizer que o dia 12/10/2011; foi um dos dias mais felizes de minha vida, quando, no ABRAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO SANTA TEREZINHA, pude encontrar pessoas maravilhosas como a Tereza Oliveira, o Artur Custódio e os demais voluntários do Morhan. Foi uma festa linda e inesquecível. Conhecer a Associação Santa Terezinha e o que ela significou no passado para todos os filhos separados, foi como voltar no tempo, principalmente quando depois de várias décadas vê-los dar o ABRAÇÃO HISTÓRICO e felizes, apesar de um passado de sofrimento e fiquei alegre ao rever meus irmãos de causa e que Deus ilumine a todos os presentes neste dia.

  40. jorge luiz schultz

    gostaria de saber se eu e minha irmã temos algumdireitoa indenização o meu pai foi retirado decasa quando eu tinha 4 anos e minha irma 3 só nao fomos para abrigo porque a minha vó paterna nos acolheu aguardando a resposta um abraço e obrigado

  41. Edite de oliveira

    eu fui largada pela minha mãe quando eu tinha pouco mais de 05 anos largada porque arrancarão a minha mãe casa dizendo que não voltaria mais pois ia p/ ilha das cobras, só imaginam o trauma que fiquei até hoje naõ gosto de lembrar da quele dia e não foi só eu eu tinha mais duas irmãs uma maior e outra menor sei que não faz difereça a minha história mais sei tambem que é mais uma que sofreu por cauza da doença que ninguem gostaria ter mais nossa tem e por isto confraternizo com todos os filhos de doentes,tambem sei que muita gente nem sabe que existe estas manifestações feito pelos responsaveis pelo projeto. Obrigada abraço e saude a todos.

  42. Maria Auxiliadora Mozzelli

    Estimada Teresa Oliveira, gostaria de ser participativa, dentro de minhas condições de saúde, pois tenho hipertensão; artrose na coluna e nos joelhos e sofro de transtorno psiquico e vivo´sob efeito de medicamentos. Confesso que torço por voce e nossa causa, mas não é só , gostaria de saber de que forma poderei colaborar ou participar , sem que isto afete minha saúde.

  43. ELIANE MAZORCA

    meu pai quer saber se ele tem direito a receber o beneficio pois sua mae teve hasenise ? lucio mazorca da aparecida ..

  44. Ana Elisa Moschen

    Sou advogada e vejo a luta daqueles que foram vitimas de preconceito e do próprio governo, onde obrigava pessoas viverem em isolamentos por conta de uma doença.
    Minha luta está relacionada com a hanseníase, pois trabalho em processos de vitimas da medicação talidomida, que é usada pra Hanseníase e que por falta de controle acaba chegando até mulheres gravidas.
    Caso alguém conheça alguma pessoa deficiente que pode ser vitima da talidomida, favor enviar e-mail para que eu possa ajudar.

    e-mail – anaelisamoschen@yahoo.com.br

    Dra Ana Elisa Moschen

  45. Maria Auxiliadora Mozzelli

    Estimada irmã de causa , Teresa Oliveira, o ano de 2011 se foi e chegamos com a graça de Deus em 2012, ou seja mais um ano de luta. Temos que ter paciência, porque uma vitória, ás vezes vem através de diversas batalhas e, é o que voce está fazendo pelos filhos separados. Digo-lhe que quando essa indenização sair, não será sómente o dinheiro que valerá e mais do que tudo, o que realmente vai ter um grande valor, será a sua grande luta , que representou resgate de CIDADANIA e DIGNIDADE para milhares de filhos que foram separados de seus pais biologicos, devido à hanseniase. Só que deverá haver mais união de todos filhos ativamente, talvez promovendo um novo encontro, para melhor esclarecimentos. Feliz 2012 a voce e familia, com saude, paz e amor e a todos voluntários do Morhan Barueri e do Morhan Nacional

  46. doroti ap.de souza

    Eu é minha irmã é um irmão ficamos internados no educandario de jacarei durante dois anos,tinhamos 5,4,e3 anos,tenho muiitas recordáçoes triste no
    periodo desses acontecimento ,durante a minha infancia é adolência maturidade fui vitima de um passado que não se apagara jamais!!!!!!!!!!

  47. Maria Auxiliadora Mozzelli

    O apelo que vi no video de nossa irmã de luta, Teresa Oliveira, à presidente Dilma, mostra a dignidade e honradez de seu carater, dificil de se ver nos dias de hoje. Foi um pedido sincero e com humildade, para que o Governo Federal, cumpra com responsabilidade o que deve aos filhos separados dos pais, devido á hanseniase dos mesmos. È muita falta de sensibilidade, não atender a um apelo comovente como esse. Parabens, Teresa, voce é uma luz, que ilumina o caminho de muitos que estão perdidos nas trevas de um passado triste, provocado pelo Governo, posso até dizer que, através de voce, pude recomeçar uma nova vida, deixando esse passado para trás. Obrigada, muitissimo obrigada, milhões de vezes obrigada, por ter me oferecido essa luz. Espero, que essa luz, chegue tambem à Brasilia, e sensibilize o coração de nossos governantes.

  48. JEOVANILDO TENORIO TORRES

    Que a nossa presindenta Dilma cuide com carinho desse pedido, que tem muitos filhos que prescisa desse amparo , e que o goveno reconheca que é humano e de direito indenizar os filhos dos ex hanseniase, cumprindo com o dever de honrar o que esta na constituição , todo cidadão brasileiro tem o direito de educação , moradia, ser respeitado, ter no minimo dignidade , ser livre , e o que fizerão com essas pessoas foi desumano, desonesto , e que o governo faça a sua parte que de direito da queles que sofreram com tudo isso que foi filhos que não teve o amor que precisava muitos hoje sem estudo , sem nem si que o primario . salvador Ba
    que Dilma faça a sua parte e com isso fazer valer os nosso votos. 01/02/2012

  49. SARAH

    QUERO SABER COMO POSSO FAZER PRA VER COMO VAI O ANDAMENTO
    DO MEU CADASTRO PARA RECEBER O MEU BENEFICIO

  50. SARAH

    POR FAVOR MANDE UMA RESPOSTA PARA MEU EMAIL
    anasarah.lilas@hotmail.com ficarei muito grata

  51. jose paulo

    fui contaminado pelo bacilo de hansen.de forma neural .fis tratamento durante seis meses.logo apos comessei a sentir dores nos pes,voltei a medica que me recomendou corticoide so que sou portador do virus da hepatite c , nao posso tomar pois desenvolveria o virus ja tratado sou vacinado contra hepatite B,que tambem vai desenvolver. estou usando amitriptilina com carbamazepina porem, diminuil meu libido completo, trabalho em pe 8 hs por dia a firma nao esta me aceitando mancando, minha carteira e assinada a 4 anos tomo analgesico de marcas variadas mas as dores sao insuportaveis.o que faço para me aposentar por favor me ajudem.

  52. Maria Auxiliadora Mozzelli

    Estimada irmã de causa Teresa, quando voce diz que o Governo no passado, excluiu da sociedade hansenianos e filhos, e os condenou como se tivessem cometido o crime de ficar doente e ser filho, relato que não ficou só no passado. Aqui em São Paulo continuou a discriminação, pois senti ao longo de todos esses anos, preconceitos de toda forma como quando trabalhei para o Governo do Estado, que se achava dono de meu destino, sendo assediada de diversas formas, me obrigando a trabalhar doente e hoje ainda se acha no direito de tomar imovel, que herdei de meus pais, tendo comprado os 2/3 dos demais herdeiros e registrado Cartorio de imoveis, conforme a Lei e determinados vizinhos sem carater, tambem queriam me expulsar do local onde estou há 50 anos, tudo por preconceito.Uma vizinha amiga que, infelizmente faleceu disse-me que o Governo do Estado me considerava propriedade já que fora criada em Educandário mantido por eles e, com isso não tinha dignidade. Daí o pretender ferir meu direito de propriedade garantido pela Constituição. Eles querem que voce largue essa causa para continuar cometendo atrocidades .Sofri toda minha vida por ser filha de hanseniano.

  53. Maria

    Olá. Sou filha de portadores de hanseníase e fui adotada em fevereiro de 1981. Não possuo a doença mais acredito que vcs poderão me informar sobre parentes (irmãos) que ficaram na colônia ou que foram adotados como eu. Tendo qualquer notícia favor entrar em contato pelo meu email. maria.vallim@yahoo.com.br Desde ja agradeço.

  54. JEOVANILDO

    GOSTÁRIA DE RECEBER PELO E-MAIL NOTICIAS SOBRE A INDENIZAÇÃO DOS FILHOS EX HANSENIASE

  55. sueli gama pereira

    Tudo bem? eu sou uma das filhas de portadora da hanseiase, eu nasci no hospital colonia,dom Rodrigo de Meneses,e quando nasci fui tirada da minha mae.pois os filhos nãõ podia ficar com os pais,e fui criada no orfatato q chama-se preventorio .Sofri muito la eu nãõ pude nem mamar no peito da minha mae pois naõ era permitido por medo do contagio Minha mae ficou enternada 25 anos.e qundo saio de la para nos tirar de la eu estava com10 anos ,muito tempo separada de meus pais ,eunao estava so meus irmãos esva la comigo .Tenho tres irmãõs ,Edilson ,Aginaldo ,Josemar.Sofremos muito ,nos maltratam um dos meus irmão sofreo violensia sexual,e quase me violentaram,me batiam muito,meu email. suelem-gama@hotmail.com agradeco por me ouvi .Espero respsota.

  56. Maria Auxiliadora Mozzelli

    Teresa, estou feliz de ver o trabalho do Morhan Barueri e de todos voluntários do Morhan em geral, pois soube que hoje 02 de maio de 2012, ocorrerá o encontro de dois irmãos separados pelo isolamento compulsório, Maria Tereza com seu irmão Benedito. Isto é maravilhoso, porque vejo que o movimento do Morhan Barueri, filhos separados, não visa sómente reparação financeira, mas também promover a felicidade de ver famílias se encontrando depois de anos de separação e sofrimento. Parabéns á todos por promover esse encontro lindo dos dois irmãos e boa sorte a eles tambem, que após muitos anos de separação poderem se encontrar novamente.

  57. BENEDITA RODRIGUES

    Meu irmão tinha problemas de hanseníase, inclusive uma perna dele foi amputada por motivo da doença. Ele faleceu a dois anos atrás deixando cinco filhos pequenos o mais velho tem 13 anos e a ultima tem 7. Gostaria de saber se eles tem direito a receber algum tipo de ajuda, sendo que o pai dele recebia um benefício, mas foi cancelado assim que ele faleceu, e a mãe deles não tem nenhum emprego. Eles vivem com uma irmã que também é desempregada. Se eles tiverem alguma ajuda ,como devemos proceder?

  58. Carlos Alberto Rodrigues

    Meu pai teve hanseniase caso mais leve, e eu tive um mais grave lembro-me que parei de trabalhar por anos, pois travei os nervos, inchaço em face , orelhas, muita dor, não podia nem mesmo passar a mão.
    Fiquei por anos sem mesmo sair de casa por vergolha e tantos questionamentos,
    Nunca fui atras de direitos. Tenho direito a essa tão pensão.
    Como proceder na afirmação e na vericidade dos fatos. Ou seja o devo fazer para provar tudo que passei. existe prontuario que fiz o Tratamento pelo Posto de Saúde.
    Pode me orientar o que fazer.
    Grato.
    Espero respostas, foram 10 anos mais ou menos de tratamento.
    Att
    Carlos

  59. rita de cassia

    vocês nao tem noçao du que e viver uma vida lomge dos pais e no orfanato longe da familhia e sofrendo se sobesse ja teria asinado essa idenizacao isso nao e nada eivisto u que passamos esses anos rejeitados por todos e separados do mundo nunca mi recuperei nao sei u motivo de tanto sofrimento para uma crianca de 8 anos com 7irmaos mesmo dentro do orfanato nos eramos separados nao sei como mi escrver mais sei que vou consegir

  60. ana maria gimenez da silva

    eu também fui separada de meus pais.
    fui esquecida,maltratada,sofri abuso sexual.
    foi muito triste a minha vida lá dentro,não gosto nem de lembrar,mas nem por isso,sou revoltada da vida,só sinto a dor de não ter convivido com meus pais,mesmo doente eu amava eles.

  61. marisa ferreira

    Teresinha eu sempre estou abrindo o blog do morhan, sinto muito que no exame de dna não deu nada, continuo sem família.

  62. Donizete Custódio Rodrigues,filho de Terezinha rodrigues Pereira,nasci na colô
    nia Santa Isabel em 23/07/1964,minha maê nem sabe que eu existo,e eu naõ sei onde ela se encontra.fiz o formulario para o Mornan pessoalmente com o
    entaõ vereador Clodorvil(Vila) na secretaria dos arquirvos morto.acho justo essa
    indenizaçaõ por parte do nosso governo,pois fui encaminhado para o eduncadário Mario Campos,depois para o orfanato Sociedade Eunice wiver,hoje
    escola estadual dr Lucas monteiro no Bairro pindorama,lá formos obrigados a
    ficar sem os nossos direitos e sermos torturados com tampinhas de ferro nos jo
    elhos por 2 horas,e tambem fui estrupado sem nemhuma defesa qdo menino.
    reaver essa injustiça ameniza o nosso passado de dores.

  63. edsonia Paixão

    Oi,sou Edsonia,tive haseíase há dois anos,trabalho andando o dia todo nomometo estou sentido dores por todo corpoe pricipalmente nos meus pés,tem dias que mal consigo colocar os pés no chão.Gostaria de saber se há posssibilidade de me afastar por esses motivos.


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





© Corpo Saun, is part of the network IsayBlog! whose license is owned by Nectivity Ltd.