I say blog!
  • 11
  • abr

Frutas e vegetais atuam mais contra doenças do coração do que câncer

Por Conceicao Costa, em Câncer, Cardiologia, Pesquisa e experimentação.

frutas e vegatais contra doenças do coração. Frutas e vegetais atuam mais contra doenças do coração do que câncerFoi a conclusão a que chegaram os pesquisadores depois de nove anos analisando quase 400 mil homens e mulheres em dez países europeus que desenvolveram 30 mil tipos de câncer. O trabalho, publicado na revista do Instituto Nacional de Câncer, no Reino Unido, descobriu que o consumo diário de frutas e vegetais não tem, como imaginava a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1990, um impacto significativo na prevenção do câncer. Naquela época, a OMS recomendava a ingestão de até cinco porções diárias de frutas e vegetais como forma de combater a doença, reduzindo em até 50% o risco de desenvolver câncer. Mas, de acordo com essa pesquisa, comer frutas e vegetais é capaz de diminuir somente cerca de 4% a chance de incidência da doença.

Mas não é porque a ação das frutas e verduras sejam limitadas contra o câncer, que vamos deixar de comê-las. Muito pelo contrário. De acordo com a pesquisa, as chances de um ataque do coração podem ser diminuídas em até 30% com o consumo de frutas e vegetais. Durante o estudo, foi constatado que os voluntários que ingeriram cinco porções diárias de 200 g de frutas e verduras, apresentaram uma redução de 30% nos casos de doenças do coração e derrames, em comparação com aqueles que ingeriram apenas uma porção diária. Segundo os pesquisadores, uma dieta rica em frutas e vegetais – como no caso do tomate, cujo licopeno em abundância atua contra o câncer de próstata – permanece sendo altamente recomendável, principalmente para os mais jovens. Assim como brócolis, morangos e mirtilo, também são alimentos conhecidos por suas propriedades anticancerígenas.

Como tudo na vida, o excesso pode fazer mal. Segundo os nutricionistas, comer muita fruta pode dá uma engordadinha. Isso porque as frutas têm frutose, que é um tipo de açúcar. O suco de laranja, por exemplo, pode ter uma quantidade de calorias de um refrigerante, embora seja rico em nutrientes. Uma dieta balanceada requer, segundo os nutricionistas, no mínimo, três porções de frutas por dia. Mas é preciso consultar um profissional para saber quais são as mais recomendadas. A tangerina, por exemplo, é uma fruta rica em frutose e pode prejudicar quem estiver com taxa de açúcar no sangue muito alta. O pesquisador da Escola de medicina Mount Sinai, de Nova York e principal autor do estudo, Paolo Boffeta, disse que de agora em diante a pesquisa focará em frutas e verduras específicos e seus impactos na saúde, principalmente nos primeiros períodos da vida.



1 Comentário Publicado por Conceicao Costa
Outros artigos:

Artigos relativos a "Frutas e vegetais atuam mais contra doenças do coração do que câncer"


Comente:

1 comentrio su "Frutas e vegetais atuam mais contra doenças do coração do que câncer"

  1. [...] realizada pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, afirma que não há evidências de que o consumo de frutas e verduras reduz o risco de desenvolvimento do câncer. Apesar dos benefícios que esses alimentos podem [...]


A network ISayBlog!


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





©Corpo Saun, faz parte de network iSayBlog. Partita Iva 09729901000