I say blog!
  • 16
  • out

Exercícios podem ajudar crianças com transtorno de atenção e hiperatividade (TDAH)

exercícios 300x198 Exercícios podem ajudar crianças com transtorno de atenção e hiperatividade (TDAH)

Pesquisa aponta que alguns minutos de exercício, mesmo que pouco tempo, podem ajudar crianças com transtorno de atenção e hiperatividade (TDAH) a melhorar o desempenho acadêmico. O estudo foi conduzido por pesquisadores da Michigan State University (EUA).

A pesquisa aponta que as crianças com TDAH podem reduzir as distrações e se concentrar em uma tarefa após uma única sessão de exercício.

Segundo o líder da pesquisa Matthew Pontifex, “isso fornece algumas evidências de que o exercício pode ser uma ferramenta no tratamento não medicamentoso de TDAH. Talvez a nossa primeira ação seja recomendar que psicólogos aumentem o número de atividade física das crianças”.

Enquanto alguns medicamentos têm se mostrado bem eficazes no tratamento de muitas crianças em idade escolar nos EUA com TDAH, um grande número de pais e médicos se preocupa com os efeitos colaterais e os custos da medicação.

Neste estudo foram recrutadas 40 crianças de 8 a 10 anos de idade, metade delas com TDAH, que passaram 20 minutos caminhando rapidamente em uma esteira ou lendo sentados.

Tais crianças realizaram testes de leitura e matemática semelhantes aos testes já padronizados e também tiveram contato com um simples jogo de computador no qual tinham que ignorar estímulos visuais para determinar rapidamente a direção em que um peixe nadava.

Os pesquisadores utilizaram um capacete de eletroencefalograma (ECG) para monitorar as respostas das crianças e os resultados mostraram que todos os participantes tiveram melhor desempenho nos dois testes após o exercício. No jogo de computador, as pessoas com TDAH também eram mais capazes de se acalmar depois de cometer um erro para evitar a repetição, um desafio particular para aqueles com o transtorno.

“Até o momento não há realmente evidências de que as escolas podem utilizar essa prática de atividade física para melhorar o desempenho de crianças com a condição. Então o que estamos tentando fazer é direcionar nossa pesquisa para estabelecer que tipo de evidência”, explica Pontifex.



Comente! Publicado por raphael
Outros artigos:

Artigos relativos a "Exercícios podem ajudar crianças com transtorno de atenção e hiperatividade (TDAH)"

  • Exercícios físicos podem ajudar na memória
    Exercícios físicos podem ajudar na memória

    O hipocampo, área do cérebro responsável pela formação de todos os tipos de memória, pode ser aumentado com a prática regular de exercícios físicos moderados. A comprovação vem de um [...]



Comente:

Comente su "Exercícios podem ajudar crianças com transtorno de atenção e hiperatividade (TDAH)"


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





© Corpo Saun, is part of the network IsayBlog! whose license is owned by Nectivity Ltd.