I say blog!
  • 28
  • mai

Enxaqueca oftálmica: quando as alterações visuais podem indicar a existência de outras doenças

enxaqueca1 Enxaqueca oftálmica: quando as alterações visuais podem indicar a existência de outras doençasAlterações na visão seguidas de forte dor de cabeça, enjôo, mal-estar, intolerância a som alto e sonolência são sintomas de uma doença que atinge cerca de 1% da população mundial: a enxaqueca oftálmica ou enxaqueca retineana, também conhecida como aura visual, que se distingue das enxaquecas clássicas por afetar a visão e outros sentidos.

“Embora chamada de enxaqueca oftálmica, a doença tem origem neurológica. Trata-se de um distúrbio rápido, intermitente e reversível de circulação cerebral, que precede o aparecimento das crises de dor de cabeça”, explica o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

A aura visual pode ter várias causas. “O que sabemos é que o período menstrual; o jejum prolongado; o uso de anticoncepcionais; alterações no sono; estresse; o consumo de frituras, café, chocolate e de álcool; problemas na coluna cervical e distúrbios da ATM (Articulação Temporo Mandibular) são gatilhos para as crises”, explica o oftalmologista.

Virgilio Centurion conta que por se tratar de um problema que afeta primeiramente a visão, os pacientes recorrem, primeiro, aos oftalmologistas para diagnosticar a doença. “Após a realização de exames, quando descartamos as possibilidades de problemas no globo ocular, encaminhamos estes pacientes ao neurologista”, conta o diretor do IMO.

É por esta razão que o diagnóstico da enxaqueca oftálmica é tão comumente feito pelo oftalmologista. “Como o paciente costuma informar a percepção de luzes (em formato de zig-zag), a perda de metade do campo visual (recuperada com o passar da crise), forte dor-de-cabeça (mais de um lado só, chamada de “hemicrania”), estado nauseoso e fotofobia, tudo ao mesmo tempo, ele teme perder a visão, o que pode ocorrer temporariamente, com alguns pacientes”, explica Virgilio Centurion.

A dor da enxaqueca oftálmica pode, ainda, em alguns casos, se manifestar, exclusivamente ou não, na região de um ou ambos os olhos. Tanto nos olhos propriamente, quanto acima, abaixo e em torno deles. Essa dor pode ser latejante e/ou em peso ou pressão, e sua intensidade pode variar de muito leve a muito forte, incapacitante.



1 Comentário Publicado por Lais
Tags associadas ao artigo: , , .
Outros artigos:

Artigos relativos a "Enxaqueca oftálmica: quando as alterações visuais podem indicar a existência de outras doenças"

  • Enxaqueca é dor frequente entre os brasileiros
    Enxaqueca é dor frequente entre os brasileiros

    Um estudo epidemiológico nacional realizado com quase quatro mil pessoas revelou que, entre os brasileiros, 15,2% têm enxaqueca, 13% sofrem de cefaleia tensional e 6,9% de cefaleia crônica diária. De [...]


  • Enxaqueca tem causa em gene defeituoso
    Enxaqueca tem causa em gene defeituoso

    Sensibilidade à luz, dor de cabeça forte, constante e crônica para alguns é um sofrimento, principalmente após tomar vários remédios e a dor não acalmar. Alguns consideram que sua causa [...]


  • Sensibilidade à luz agrava enxaqueca
    Sensibilidade à luz agrava enxaqueca

    A dor de cabeça forte, aquela já considerada enxaqueca, pode ser agravada e desencadear uma crise em pessoas que apresentam maior sensibilidade à luz, a chamada fotofobia. Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, [...]



Comente:

1 comentrio su "Enxaqueca oftálmica: quando as alterações visuais podem indicar a existência de outras doenças"

  1. [...] nacional realizado com quase quatro mil pessoas revelou que, entre os brasileiros, 15,2% têm enxaqueca, 13% sofrem de cefaleia tensional e 6,9% de cefaleia crônica diária. De acordo com o estudo da [...]


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





© Corpo Saun, is part of the network IsayBlog! whose license is owned by Nectivity Ltd.