I say blog!
  • 18
  • nov

Dieta com óleos vegetais previne doenças cardíacas

Por Carmem Moraes, em Dietas e metabolismo.

2k8 olive oil Dieta com óleos vegetais previne doenças cardíacas

As gorduras monoinsaturadas, encontradas em óleos vegetais, como o azeite e nozes, podem desempenhar um papel importante para a prevenção de doenças no coração.

Uma pesquisa mostrou que uma dieta composta por 40% de gorduras é mais eficiente para prevenir a síndrome metabólica - que pode elevar o risco de problemas cardíacos - quando comparada a um regime com apenas 20% do nutriente.

O dado foi apresentado, nesta semana, em congresso da American Heart Association. Para chegar ao resultado, foi realizado um estudo duplo-cego randomizado com 64 pacientes obesos que sofriam com o problema, divididos em dois grupos.

A alimentação diária de ambos os grupos era composta por 8% de gorduras saturadas, 15% de proteínas e 25 gramas de fibras. O primeiro grupo tinha, no cardápio, 40% de gordura predominantemente monoinsaturada e 45% de carboidratos. Já o segundo grupo recebeu cerca de 20% do mesmo tipo de gordura e 65% de carboidratos.

Após quatro semanas, notou-se que os pacientes do grupo que recebeu maiores teores de gordura apresentaram queda de 17 mg/dl no colesterol total e de 11,6 mg/dl no LDL, o colesterol ruim.

No outro grupo, a queda foi de 1,2 mg/dl no colesterol e 3,4 mg/dl no LDL. Os que consumiram menos gordura também tiveram aumento nas taxas de triglicerídeos chegando a 11 mg/dl, enquanto o outro grupo apresentou queda de 28,6 mg/dl.

Para os autores do estudo, ainda é necessário avaliar o papel das gorduras monoinsaturadas para entender por que elas contribuíram para os melhores resultados. No entanto, acredita-se que as altas taxas de carboidrato influenciaram nos índices ruins do grupo que recebeu menos gordura.

O que já se sabe é que as gorduras monoinsaturadas ajudam na redução das taxas de LDL no sangue. E as dietas ricas em carboidratos podem causar o aumento dos níveis de triglicerídeos.

Além disso, quando os carboidratos são restringidos, o metabolismo do organismo muda e acaba tendo o apetite reduzido. Isso também pode ter colaborado para uma boa aderência a dieta do grupo que ingeriu mais gordura.



1 Comentário Publicado por Carmem Moraes
Tags associadas ao artigo: , , .
Outros artigos:

Artigos relativos a "Dieta com óleos vegetais previne doenças cardíacas"


Comente:

1 comentrio su "Dieta com óleos vegetais previne doenças cardíacas"

  1. [...] aumentando o risco de aterosclerose (espessamento das paredes das artérias) e subseqüente doença cardiovascular“, explica o diretor científico do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Dr. Marcelo [...]


A network ISayBlog!


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





©Corpo Saun, faz parte de network iSayBlog. Partita Iva 09729901000