I say blog!
  • 30
  • maio

Crianças até nove anos de idade são as que mais sofrem violência sexual

A violência sexual em crianças de 0 a 9 anos de idade é a segunda agressão mais praticada, ficando pouco atrás apenas para as notificações de negligência e abandono. Os dados são de um levantamento inédito do Ministério da Saúde, que, em 2011, registrou 14.625 notificações de violência doméstica, sexual, física e outras agressões contra crianças menores de dez anos.

O abuso sexual contra crianças até os nove anos representa 35% das notificações. Já a negligência e o abandono têm 36% dos registros. Os números, do sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) do Ministério da Saúde, possibilitam conhecer a frequência e a gravidade das agressões e identificar a violência doméstica, sexual e outras formas (física, sexual, psicológica e negligência/abandono). Esse tipo de notificação se tornou obrigatório a todos os estabelecimentos de saúde do Brasil, no ano passado.Segundo os dados, a maior parte das agressões ocorreram na residência da criança (64,5%). Em relação ao meio utilizado para agressão, a força corporal/espancamento foi o meio mais apontado (22,2%), atingindo mais meninos (23%) do que meninas (21,6%). Em 45,6% dos casos o provável autor da violência era do sexo masculino. Grande parte dos agressores são pais e outros familiares, ou alguém do convívio muito próximo da criança e do adolescente, como amigos e vizinhos.

Todos os serviços de saúde, em janeiro de 2011, receberam do Ministério da Saúde a padronização para a notificação de violências doméstica, sexual e outras agressões. Também se fortaleceu a ampliação da Rede de Núcleos de Prevenção de Violências e Promoção da Saúde. Esses núcleos têm financiamento do Ministério da Saúde e são responsáveis, por meio das secretarias de saúde, por implementar ações de vigilância e prevenção de violências, identificar e estruturar serviços de atendimento e proteção às crianças e adolescentes em situação de risco.



1 Comentário Publicado por Mondarto
Outros artigos:

Artigos relativos a "Crianças até nove anos de idade são as que mais sofrem violência sexual"


Comente:

1 comentrio su "Crianças até nove anos de idade são as que mais sofrem violência sexual"

  1. […] a pesquisa feita em 11 capitais brasileiras, mais de 70% dos 4.025 entrevistados apanharam quando crianças. Para 20% deles, a punição física ocorreu de forma regular, ou seja, uma vez por semana ou […]


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





© Corpo Saun, is part of the network IsayBlog! whose license is owned by Nectivity Ltd.