I say blog!
  • 24
  • jul

Comer peixe previne demência, aponta estudo

Por Carmem Moraes, em Nutrição e prevenção.

090724peixe Comer peixe previne demência, aponta estudoMuitos estudos já sugeriam que uma dieta rica em peixes fazia bem para o coração. Agora, novos dados apontam que este alimento ajuda a prevenir demência também.

Um grande estudo realizado em países da Ásia e América Latina – o primeiro deste tipo a ser realizado em países em desenvolvimento – relata que adultos tinham uma menor probabilidade de desenvolverem distúrbios mentais quando consumiam peixes regularmente.

E quanto mais peixes comiam, menor era o risco, descobriu o estudo. As descobertas estarão na edição de agosto do The American Journal of Clinical Nutrition e foram divulgadas pelo jornal norte-americano New York Times nesta semana.

O estudo analisou 15.000 pessoas com 65 anos ou mais na China, Índia, Cuba, Venezuela, México, Peru e República Dominicana. Os pesquisadores relatam que aqueles que comiam peixes quase todos os dias tinham quase 20% menos probabilidade de desenvolver demência do que aqueles que comiam apenas alguns dias por semana.

Já os adultos que comiam peixes apenas alguns dias por semana tinham quase 20% menos probabilidade de desenvolver tais distúrbios, em comparação com aqueles que não mantinham peixe em suas dietas.

Segundo um dos autores do estudo, Dr. Emiliano Albanese, em entrevista ao New York Times, o exato oposto é verdadeiro para a carne vermelha. “Quanto mais carne vermelha você come, maior sua probabilidade de desenvolver demência”, disse.

O peixe, em especial peixes oleosos, pode proteger contra doenças mentais porque são ricos em ômega 3.  Estudos recentes, realizados em animais, sugerem que esta substância ajuda a prevenir esclerose e Mal de Alzheimer.

Apesar dos indícios dos benefícios do peixe, ainda é preciso haver estudos clínicos, para que se possa afirmar mais certamente sobre suas propriedades. Porém, Albanese ressalta que estes estudos são caros e demorados.

Muitos estudos já sugeriam que uma dieta rica em peixes fazia bem para o coração. Agora, novos dados apontam que este alimento ajuda a prevenir demência também.

Um grande estudo realizado em países da Ásia e América Latina - o primeiro deste tipo a ser realizado em países em desenvolvimento – relata que adultos tinham uma menor probabilidade de desenvolverem distúrbios mentais quando consumiam peixes regularmente.

E quanto mais peixes comiam, menor era o risco, descobriu o estudo. As descobertas estarão na edição de agosto do “The American Journal of Clinical Nutrition” e foram divulgadas pelo New York Times nesta semana.

O estudo analisou 15.000 pessoas com 65 anos ou mais na China, Índia, Cuba, Venezuela, México, Peru e República Dominicana. Os pesquisadores relatam que aqueles que comiam peixes quase todos os dias tinham quase 20% menos probabilidade de desenvolver demência do que aqueles que comiam apenas alguns dias por semana.

Já os adultos que comiam peixes apenas alguns dias por semana tinham quase 20% menos probabilidade de desenvolver tais distúrbios, em comparação com aqueles que não mantinham peixe em suas dietas.

Segundo um dos autores do estudo, Dr. Emiliano Albanese, em entrevista ao New York Times, o exato oposto é verdadeiro para a carne vermelha. “Quanto mais carne vermelha você come, maior sua probabilidade de desenvolver demência”, disse.

O peixe, em especial peixes oleosos, podem proteger contra doenças mentais porque são ricos em ômega 3. Estudos recentes em animais sugerem que esta substância ajuda a prevenir esclerose e Mal de Alzheimer.

Apesar dos indícios dos benefícios do peixe, ainda é preciso haver estudos clínicos, para que se possa afirmar mais certamente sobre suas propriedades. Porém, Albanese ressalta que estes estudos são caros e demorados.



4 Comentários Publicado por Carmem Moraes
Outros artigos:

Artigos relativos a "Comer peixe previne demência, aponta estudo"


Comente:

4 comentrios su "Comer peixe previne demência, aponta estudo"

  1. [...] a pesquisa, o excesso de trabalho pode aumentar o risco de demência e, dentre os vários tipos existentes, a mais comum, o mal de Alzheimer, aparece em dois terços dos [...]

  2. [...] importantes para o crescimento. Evite as carnes gordas e consuma mais peixe fresco, rico em Omega 3, gordura boa e essencial ao organismo. O Omega 3 ajuda na diminuição dos níveis de [...]

  3. [...] doentes com esclerose múltipla e manifestações sérias e agravantes da doença a deficiência da vitamina D no [...]

  4. [...] informações serão essenciais para os nutricionistas elaborarem, com segurança, a dieta dos quase 1,5 mil brasileiros fenilcetonúricos”, afirma Maria Cecília Brito, diretora da [...]


A network ISayBlog!


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





©Corpo Saun, faz parte de network iSayBlog. Partita Iva 09729901000