I say blog!
  • 14
  • abr

Cirurgia cardíaca inova com dispositivo bioabsorvível pelo organismo

coração Cirurgia cardíaca inova com dispositivo bioabsorvível pelo organismoNo Brasil e em mais 67 centros do mundo será iniciada a maior pesquisa já feita sobre um novo dispositivo que desobstrui artérias do coração bloqueadas por gordura. No final deste mês, o modelo que será testado é feito de um material que é absorvido pelo corpo.

O implante, um stent, é uma espécie de mola colocada via cateter (sem cirurgia aberta) na artéria coronária, para abri-la e permitir o fluxo sanguíneo. A prótese é uma alternativa menos invasiva à ponte de safena.

Após seis meses do implante, o dispositivo, que já cumpriu sua função, começará a ser absorvido pelo corpo, diferentemente dos similares metálicos, usados hoje.

Os stents de metal ficam no corpo depois de implantados, o que pode causar problemas em novas cirurgias cardíacas e prejudicar a contração e a dilatação dos vasos. Eles também podem atrapalhar a visualização de artérias coronárias em exames de imagem e causar inflamações, como queloides.

Os dispositivos bioabsorvíveis, feitos de um tipo de polímero, já foram aprovados na Europa no começo deste ano, mas, segundo especialistas, ainda não começaram a ser usados na prática.

Cardiologistas brasileiros dizem que as pesquisas sobre o novo stent são pequenas e faltam dados sobre sua segurança e eficácia a longo prazo.

O novo estudo envolverá mil pacientes em todo o mundo, sendo cerca de 50 brasileiros. Eles serão avaliados no Instituto Dante Pazzanese e no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e no Instituto do Coração do Triângulo Mineiro, em Uberlândia, Minas Gerais.

A pesquisa quer comprovar se realmente o stent bioabsorvível pode substituir os stents metálicos e esclarecer os efeitos da absorção do material na artéria. Apesar das vantagens do stent bioabsorvível é necessário ver seus efeitos a longo prazo e analisar se ele não criará uma reação inflamatória maior nas artérias, afirmam os cardiologistas.



Comente! Publicado por Mondarto
Tags associadas ao artigo: , , , .
Outros artigos:

Artigos relativos a "Cirurgia cardíaca inova com dispositivo bioabsorvível pelo organismo"

  • Diagnóstico de insuficiência cardíaca pelo sopro
    Diagnóstico de insuficiência cardíaca pelo sopro

    Pesquisadores do Instituto do Coração (InCor), do Hospital das Clínicas, em São Paulo, desenvolveram uma nova técnica para diagnóstico de insuficiência cardíaca, apenas um sopro. O exame é feito com [...]


  • Médicos desenvolvem cirurgia cardíaca menos invasiva
    Médicos desenvolvem cirurgia cardíaca menos invasiva

    Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com a Braile Biomédica, de São José do Rio Preto, desenvolveram implante que promete corrigir desgastes na válvula do coração sem [...]



Comente:

Comente su "Cirurgia cardíaca inova com dispositivo bioabsorvível pelo organismo"


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





© Corpo Saun, is part of the network IsayBlog! whose license is owned by Nectivity Ltd.