Chocolate reduz risco de morte em pessoas que sofreram infarto

Na onda do que é bom e – surpresa – mesmo assim faz bem, uma nova descoberta traz pontos positivos para o chocolate.
Um estudo sueco publicado no “Journal of Internal Medicine” aponta que comer chocolate pelo menos duas vezes por semana reduz em um terço o risco de mortalidade cardiovascular quando a pessoa já sofreu um ataque cardÃaco, em comparação a pessoas que não costumam ingerir a guloseima.
Segundo a pesquisa, consumir chocolate auxilia na redução da taxa de mortalidade cardÃaca em pessoas que tenham sobrevivido a um infarto. Mas é bom ressaltar que elas não devem ser diabéticas.
A correlação benéfica depende da dose, ou seja, aumenta com a quantidade ingerida. Mas o estudo sugere mesmo um pouco de chocolate já faz bem e é melhor do que nada.
A pesquisa foi conduzida por cientistas do Instituto Karolinska de Estocolmo. Os autores do estudo pesquisaram 1.169 homens e mulheres não diabéticos entre 45 e 70 anos e que sofreram infarto no inÃcio dos anos 90. Todos acompanhados por oito anos após a hospitalização.
Antes de receber alta no hospital, foram interrogados sobre a frequência de seu consumo de chocolate preto ao leite (cotidiano, semanal e mensal) e sobre a quantidade consumida durante os últimos 12 meses. Foram levados em consideração outros critérios, como o consumo de álcool e de tabaco, além de obesidade, para que os resultados não fossem comprometidos.
As virtudes do cacau e, por extensão, do chocolate preto, já eram conhecidas por seus efeitos sobre a tensão arterial e a fluidez sanguÃnea.
Os antioxidantes (flavonoides), abundantes no chocolate preto, podem ser os responsáveis. Assim, convém verificar a porcentagem de cacau antes de comprar a barra, já que algumas contêm apenas 10 a 15%.
Outros estudos demonstram que o chocolate pode reduzir a mortalidade dos homens de idade avançada e com boa saúde, e das mulheres depois da menopausa.
Mesmo sabendo dos benefÃcios seus benefÃcios, é bom ressaltar alertam que o uso abusivo da guloseima pode provocar problemas, como o excesso de peso.
O estudo foi divulgado na última semana pelo jornal Folha de S. Paulo.
4 Comentários
Publicado por Carmem Moraes










[...] O chocolate sempre será tema polêmico e motivo de muitas pesquisas sobre seus benefÃcios ou prejuÃzos à saúde. Mas, o que ninguém dúvida é que o chocolate é o doce mais popular e amado do mundo. E saborear uma barra de chocolate durante os dias de frio é sucumbir ao prazeroso pecado. Entretanto, há quem não resista ao primeiro pedaço e devore enormes barras ou caixas inteiras de bombom. Esta reação em cadeia provocada pelo chocolate pode ser explicada por uma série de substâncias quÃmicas presentes no chocolate. [...]
[...] Chocolate que emagrece? Seria o sonho de qualquer mulher que faz dieta, principalmente aquelas na fase da TPM. [...]
[...] Páscoa está chegando e fica difÃcil resistir a tanto chocolate. Apesar do medo de sair da dieta, este alimento não é tão vilão quanto se [...]
[...] é preciso saber que o chocolate ao leite e o branco não oferecem os mesmos benefÃcios que o chocolate amargo, além de serem [...]