Chá fortalece os ossos, aponta estudo
O chá é uma bebida ótima para o verão, pois não perde suas propriedades nutricionais quando gelado. Além dos benefícios já conhecidos, um novo estudo sugere que a bebida pode auxiliar a fortalecer os ossos.
Segundo o estudo, realizado pelo Hospital da Universidade Nacional Cheng Kung, em Taiwan, e publicado na Archives of Internal Medicine, homens e mulheres que bebem chá há muito tempo apresentam ossos mais densos em três pontos do esqueleto, independentemente do tipo ou quantidade de chá consumido.
A pesquisa demonstrou que beber chá regularmente, por pelo menos dez anos, aumentou a densidade mineral óssea em até 5%, entre aqueles que participaram do estudo. A equipe entrevistou mais de mil homens e mulheres, com idade igual ou superior a 30 anos, sobre os hábitos de consumo de chá.
Após esta etapa, os participantes foram divididos em quatro grupos e também questionados sobre os hábitos de exercícios e fumo, uso de suplemento de cálcio e consumo de café, leite e álcool. Os pesquisadores mediram a densidade óssea em três pontos do esqueleto.
Aqueles que tomavam chá há muito tempo, ou as pessoas que disseram consumir a bebida uma vez por semana, apresentaram ossos mais fortes em todos os locais medidos, em comparação a pessoas que não possuíam o hábito.
Quase metade dos entrevistados disse que bebia chá diariamente há pelo menos dez anos. Os adultos que bebiam chá preto ou verde por seis a dez anos tiveram maior densidade óssea registrada na espinha lombar.
Os pesquisadores acreditam que substâncias presentes no chá, como fluoreto, fitoestrogênios e um grupo de antioxidantes, como os flavonoides, podem atuar em conjunto para proteger os ossos.
Porém, mais pesquisas são necessárias para determinar os efeitos protetores do chá, assim como a possibilidade de um limite máximo, após o qual o chá deixa de ser benéfico.
Hidratação
Além deste benefício, por ser constituído basicamente de água e ervas, o chá hidrata e causa uma sensação de bem-estar. No preparo, pode-se usar frutas ou leite. É uma excelente fonte de nutrientes e água, por isso hidrata e ajuda a amenizar a sensação de calor no verão. Já no inverno, ajuda a aquecer.
3 Comentários
Publicado por Carmem Moraes







[...] produz uma significativa melhora na hidratação após atividade física em comparação com outras bebidas, como água e [...]
[...] ativos na prevenção da osteoporose e sua ingestão não provoca nenhum mal, ao contrário da cerveja que pode causar dependência. Comente! Publicado por Mondarto Tags associadas ao artigo: [...]
[...] como corticoides e anti-inflamatórios. Para se livrar do inchaço, temos uma dica super simples: o chá de cabelo de milho (Zea [...]