Chá africano auxilia tratamento de diabetes 2
Uma pesquisa da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, apontou que o chá africano pode ajudar no controle do diabetes tipo 2. Agora os cientistas esperam que a realização de mais experimentos cientÃficos leve a um novo tratamento para a doença.
O chá já é usado na medicina tradicional da Nigéria e produzido a partir do extrato das folhas da planta Rauvolfia Vomitoria e dos frutos de Citrus aurantium (laranja amarga). Para o experimento, os pesquisadores o preparam como os curandeiros locais: ferveram as folhas, hastes e frutos jovens, e filtraram o conteúdo final.
Primeiro, testaram o lÃquido em camundongos diabéticos. Após seis semanas de tratamento diário com o produto, aliado a uma dieta de baixo teor de gordura, notaram alterações na combinação e quantidade de gordura nos olhos e na proteção do pâncreas dos animais.
Na segunda etapa, em quatro meses de pesquisa, 23 pacientes com diabetes tipo 2 beberam 750ml de chá por dia.
A diferença do chá para os outros tratamentos é que inicialmente ele não afeta o teor de açúcar do sangue. Mas depois de quatro meses de tratamento, foi possÃvel observar aumento significativo na tolerância à glicose.
A ingestão do lÃquido também aumentou a quantidade de ácidos graxos poli-insaturados. O que é bom para as células do corpo, porque deixa as suas membranas mais permeáveis, resultando em uma melhor absorção de glicose do sangue pelas células.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, o diabetes do tipo 2 possui um fator hereditário maior do que no tipo 1. Além disso, há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores sejam obesos.
A incidência é maior após os 40 anos e algumas pessoas podem responder ao tratamento composto por dieta e exercÃcios fÃsicos. Outros necessitam de medicamentos orais ou da combinação de todas as alternativas com a insulina.
5 Comentários
Publicado por Carmem Moraes







[...] No fim do ano é difÃcil resistir a uma ceia repleta de carboidratos e açúcares. Mas pesquisadores apontam uma dica para combater os picos de glicemia e auxiliar a dieta de diabéticos. [...]
[...] O consenso é baseado em evidências cientÃficas e pretende nortear o uso da cirurgia bariátrica no tratamento do diabetes. [...]
ooi , voce sabe quando foi que eles descobriram isso e aonde !?!!?!
Olá,
A descoberta foi realizada na Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, no final do ano passado. Ainda estão feitos outros estudos sobre o tema.
Att.
Carmem Moraes
DIABETICO