Café protege o coração, indica pesquisa
O café é uma bebida polêmica. Certas horas cientistas dizem que faz bem, outras que seria prejudicial à saúde.
Mas se você é um dos amantes da bebida temos uma boa notícia: um estudo americano indica que seu consumo moderado pode proteger o coração.
Durante o estudo foram analisados o hábito de consumo de café de 130.054 pessoas com idades entre 18 e 90 anos.
Aqueles que bebem quatro ou mais xícaras diariamente apresentaram 18% menos chance de desenvolver distúrbios cardíacos, enquanto os que ingerem de uma a três, 7%.
O consumo da bebida prevalecia entre os participantes. Do total de voluntários, 14% relatou que aprecia menos de uma xícara de café por dia; 42%, de uma a três; 17%, de quatro ou mais; apenas 27% não toma nenhum cafezinho durante o dia.
Os dados foram apresentados na última semana, durante a conferência da Associação Americana do Coração, em São Francisco.
De acordo com o líder da pesquisa, Arthur Klatsky, cardiologista da companhia americana de seguros de saúde Kaiser Permanente, doses moderadas de cafeína colaboram com a saúde ao bloquear a ação da adenosina, que pode causar perturbações no ritmo cardíaco.
No entanto, é ainda apenas um indício, pois o trabalho não prova conclusivamente que a iguaria protege o coração.
“O consumo de café está relacionado ao menor risco de hospitalização por problemas de ritmo, mas a associação não comprova causa e efeito ou que o café tem um efeito protetor“, afirmou ao jornal Daily Mail.
O cientista acrescentou que o estudo concluiu que pessoas com problemas de ritmo no coração, ou no grupo de risco, não precisam se abster de café. Mas alertou que pesquisas anteriores tinham indicado que o consumo excessivo poderia elevar o risco.
Para os que apreciam a bebida, fica o bom indício. “Esses dados podem ser reconfortantes para quem bebe quantidades moderadas de café, já que o hábito não é suscetível de causar um distúrbio maior no ritmo”, disse Klatsky.
3 Comentários
Publicado por Carmem Moraes







[...] Sartorelli, da Universidade de São Paulo (USP), indica que consumir ao menos uma xícara de café depois do almoço reduz o risco de desenvolver diabetes tipo [...]
[...] evolução de doenças do fígado. Segundo o trabalho, a ingestão diária de várias xícaras de café retarda a evolução de doenças do fígado, como, por exemplo, a hepatite [...]
[...] estudo recente, publicado no “The Cochrane Library”, aponta que a cafeína realmente ajuda os trabalhadores noturnos na redução de erros e melhoria do desempenho em suas [...]