I say blog!
  • 05
  • jun

Café não tem função de alerta, diz estudo

cafe Café não tem função de alerta, diz estudoOs consumidores regulares de café parecem precisar de cafeína para retornar ao seu estado normal de atenção e evitar os efeitos colaterais de abstinência, como dores de cabeça. Segundo os pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra, isso contraria a crença popular de que ingerir bebidas com cafeína oferece impulsos de alerta.

“Vocês não estão ganhando nada além de um consumo de cafeína, não”, declarou o professor do departamento de psicologia experimental da Universidade de Bristol, Peter Rogers.

O estudo publicado esta semana na revista Neuropsychopharmacology, mostra que a cafeína, considerada a droga mais usada no mundo, atua sobre os receptores do sistema nervoso central para o neurotransmissor adenosina. Esta é envolvida na regulação da pressão arterial, assim como sonolência, atenção e respostas de ansiedade.

Durante a pesquisa, os cientistas pediram a 379 participantes a não consumir bebidas com cafeína durante 16 horas. Após 1 hora e meia do prazo, eles deram 100 mg de cafeína à metade dos voluntários. A outra metade recebeu um placebo. Antes do experimento, todos os participantes foram questionados sobre o seu consumo habitual de bebidas que contenham cafeína. Os dois grupos relataram se sentir mais alerta depois de ter sido dada a quantidade de cafeína, porém houve diferenças marcantes.

Aqueles que já consumiam normalmente algumas bebidas com cafeína, não foi notada muita diferença no nível de alerta, se comparado com os que não consomem muito e receberam placebo. Porém, os que consomem muita cafeína e receberam placebo, foi verificada uma queda acentuada nos níveis de atenção, além de relatada dor de cabeça.

Os pesquisadores também analisaram a ansiedade induzida pela cafeína, um efeito colateral comum em pessoas que possuam uma variante específica do gene ADORA2A, descoberta em pesquisas anteriores. Foi constatado que as pessoas que tenham essa variante que produz ansiedade, não eram menos propensos a consumir café do que aqueles sem a variante e, de fato, tendem a beber um pouco mais de café. Isso dá origem a “ansiedade zumbido” causado pela cafeína.



1 Comentário Publicado por Regina
Tags associadas ao artigo: , , .
Outros artigos:

Artigos relativos a "Café não tem função de alerta, diz estudo"


Comente:

1 comentrio su "Café não tem função de alerta, diz estudo"

  1. [...] e inadequado de aparelhos sonoros, estresse e erros alimentares, como consumo excessivo de doces e cafeína provocam nos jovens zumbido no ouvido, sintoma considerado até pouco tempo atrás um problema de [...]


A network ISayBlog!


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





©Corpo Saun, faz parte de network iSayBlog. Partita Iva 09729901000