Café contra diabetes
Um estudo publicado na revista Archives of Internal Medicine afirma que o consumo regular de café ou chá pode reduzir o risco de diabetes tipo 2. Os pesquisadores, conforme mostra de uma metanálise de 18 trabalhos consideraram que a ingestão de café, chá e café descafeínado contribuíram para a redução do desenvolvimento de diabetes.
Em comparação com pessoas que não tem por hábito beber nenhum dos líquidos analisados, os pesquisadores avaliaram que a ingestão de cada xícara de café diariamente, o equivalente a 150 ml, diminuiu em 7% as chances da doença, para a ingestão do café descafeínado, o consumo de três ou quatro xícaras por dia contribuiu para a redução de risco em 36% e para a pessoa que bebia a mesma quantidade de chá as chances decresceram em 18%.
A ação antioxidante do café, já comprovada por meio de diversos estudos e seus componentes como os ácidos clorogênicos, atuam nas células beta, responsáveis por sintetizar a insulina e esta por sua vez é quem promove a absorção de glicose. A oxidação também interfere no diabetes, proporcionando a lesão das células.
Os pesquisadores são unânimes na afirmação de que o café é benéfico para retardar o aparecimento da doença.
Uma pesquisa na mesma linha, avaliando a ação do café na prevenção de diabetes, também está em desenvolvimento por cientistas de Universidade de Brasília (UNB). O trabalho é feito por meio de entrevistas telefônicas com cerca de mil voluntários e, segundo estudos preliminares e a avaliação em laboratório de 70 integrantes do grupo, os dados são satisfatórios. A pesquisa completa será divulgada ainda este ano.
A ingestão diária de até 600 ml de café filtrado ou de chá, o que corresponde a quatro xícaras, torna menores as chances de diabetes e não há riscos para o coração, complementam os cardiologistas.
1 Comentário
Publicado por Mondarto







[...] Mais uma propriedade da cafeína foi comprovada, de acordo com um estudo realizado por cientistas da Faculdade de Medicina da [...]