Brasileiros lideram ranking de beberrões
As pessoas ingerem bebida alcoólica para esquecer um sofrimento, para comemorar, festejar nova data e tantos outros motivos. Mas, há também as que pelo menos uma vez por semana bebem até o “pote transbordar” e não são consideradas dependentes de álcool ou alcoólatras. Este é o padrão de consumo típico do brasileiro chamado de “binge drinking” ou “beber pesado episódico”, por consumir mais de cinco doses para homens e quatro para mulheres em apenas uma ocasião.
Diferentes de povos como os europeus, por exemplo, em vez de beber todos os dias, moderadamente, às refeições, os brasileiros bebem muito de uma só vez, como em fins de semana. Esta forma de consumo de bebida alcoólica é considerada prejudicial, porque aumenta o risco de dependência e deixa a pessoa mais sujeita à intoxicação e comportamento de risco, como a prática de sexo desprotegido, exagero no fumo e o mais grave, dirigir embriagado, explica Camilla Magalhães Silveira, pesquisadora do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo.
Segundo uma investigação da Organização Mundial de Saúde (OMS) realizada em 28 países com o objetivo de medir a prevalência de transtornos mentais na população, o consumo per capita anual de bebida alcoólica na França é de 18 litros por pessoa, no Brasil ele está abaixo de 8 litros. No entanto, a taxa de abuso e dependência aqui é de 4%, enquanto entre os franceses é de 0,8% apenas. A pesquisa avaliou mais de cinco mil pessoas na região metropolitana de São Paulo, cidade escolhida pela OMS para representar o país.
O estudo revelou ainda que 86% dos entrevistados haviam consumido ao menos uma dose de bebida alcoólica na vida, e 56,2% consomem regularmente o que faz com que a taxa de dependência seja de 3,3% e a de abuso, de 9,4%.
Na pesquisa da Organização Mundial de Saúde, ocupando os primeiros lugares na lista dos que consomem mais bebidas alcoólicas por pessoa ao ano, estão os países como Rússia, Ucrânia, Letônia e Lituânia. As bebidas destiladas são as preferidas destes povos. Os americanos são os que consomem álcool medianamente e os mais moderados são os moradores da França, Itália, Espanha, Suíça e Portugal, que ingerem uma ou duas doses, todos os dias, proporcionando menos riscos.
2 Comentários
Publicado por Mondarto







[...] consumo de refrigerantes entre 1975 e 2003. No Brasil, neste período, o consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas aumentou [...]
[...] mulheres que estão dentro do peso considerado normal para sua estatura e idade e que consomem bebida alcoólica moderadamente correm menos risco de ganhar peso. A conclusão de um estudo realizado nos Estados [...]