I say blog!
  • 28
  • out

Benefício de bebida láctea não é comprovado

Por Mondarto, em Costume e sociedade, Legislação.

iogurte 300x189 Benefício de bebida láctea não é comprovadoUma discussão sobre a eficácia do iogurte, bebidas lácteas e do leite fermentado surgiu na Europa e vem causando “briga” com os fabricantes destes produtos.

A autoridade europeia para segurança alimentar (EFSA),  após analisar mais  de  800  pedidos  da  indústria fabricante do produto Yakult, declarou  que  não  há  comprovação  científica suficiente dos benefícios do produto para  recomendar a bebida em larga escala. Devido a este fato, a EFSA não permitiu que o fabricante incluísse na publicidade do Yakult resultados de pesquisas recentes que associam  a  bebida  à  melhora  de sintomas da gripe em pessoas que a consomem.

De acordo com a autoridade europeia, os comerciais de iogurtes funcionais e leites fermentados, que prometem regular o intestino e  elevar  a  imunidade,  vão  muito  além  dos  efeitos  provados  dos produtos, ou seja, existe na propaganda mais virtudes do que realmente eles possuem.

No Brasil, a Agência  Nacional  de  Vigilância  Sanitária (Anvisa), órgão responsável pela avaliação e liberação dos produtos, reconhece a eficácia do Yakult e demais probióticos  (alimentos com bactérias benéficas)  – como Activia e Actimel, ambos da fabricante Danone.

A Anvisa, entretanto, não permite que a propaganda alardeie benefícios além de  “contribuir para o equilíbrio da  flora  intestinal“. No ano passado, a agência proibiu a propaganda do Actimel que atribuía ao produto o poder de aumentar as defesas naturais do organismo.

Susana Marta  Isay  Saad, professora de tecnologia bioquímico-farmacêutica da Universidade de São Paulo (USP), afirma que faltam estudos que envolvam um grande número de pessoas e faltam marcadores  para medir  os  efeitos  dos  produtos. Além de não se saber se a imunidade da pessoa que ingeri o produto não aumentou  por  outros motivos, explica Susana Marta.

Os especialistas recomendam que o consumidor na hora da compra, escolha as marcas que  tenham estudos comprovados e as que têm bactérias patenteadas.



1 Comentário Publicado por Mondarto
Tags associadas ao artigo: , , , .
Outros artigos:

Artigos relativos a "Benefício de bebida láctea não é comprovado"

  • Brasileiros admitem dirigir após ingerir bebida alcoólica
    Brasileiros admitem dirigir após ingerir bebida alcoólica

    Os brasileiros ainda dirigem após ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica, segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. Do total de entrevistados no estudo, 4,6%  admitiram [...]


  • Pulseiras terapêuticas não tem efeito comprovado
    Pulseiras terapêuticas não tem efeito comprovado

    A empresa fabricante da pulseira, com supostos efeitos terapêuticos, foi obrigada, na Austrália, a desmentir publicamente que o produto não funciona e a garantir o reembolso a consumidores que se [...]


  • Alpino Fast: Anvisa proíbe propagandas
    Alpino Fast: Anvisa proíbe propagandas

    Mais uma notícia da polêmica envolvendo a bebida láctea Alpino Fast. Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu as propagandas do produto que apresentam denominações, designações e [...]



Comente:

1 comentrio su "Benefício de bebida láctea não é comprovado"

  1. [...] A última palavra em suplementação é o Whey Protein, uma proteína extraída do soro do leite, que entre seus inúmeros benefícios, se destaca pela queima da gordura. Por ser uma proteína [...]


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





© Corpo Saun, is part of the network IsayBlog! whose license is owned by Nectivity Ltd.