I say blog!
  • 12
  • mai

Bebês: mamadeira cedo pode aumentar apetite

Por Carmem Moraes, em Pediatria, Pesquisa e experimentação.

baby and mother 64 2 Bebês: mamadeira cedo pode aumentar apetite

A amamentação materna é toda a alimentação que um bebê precisa nos primeiros seis meses de vida.

Mesmo assim, muitas mamães acabam alimentando os bebês com mamadeiras, tanto por falta de tempo, por terem de trabalhar ou por não acharem que seja suficiente. Pois saiba que este hábito pode prejudicar a saúde do seu bebê no futuro.

De acordo com um estudo que será publicado na edição de junho da revista Pediatrics, bebês alimentados com mamadeira logo nos primeiros meses de vida parecem ter tendência a comer mais durante a infância do que aqueles que são alimentados exclusivamente pela amamentação.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos acompanharam o primeiro ano de vida de 1250 crianças. Eles descobriram que as que tomavam mamadeira durante os primeiros seis meses de vida, mesmo que fosse leite materno, apresentavam menor capacidade de controlar o apetite mais tarde.

O “efeito mamadeira”, como foi chamado, seria uma das razões para a associação entre aleitamento materno e menor risco de obesidade infantil.

Pesquisas recentes sobre esta conexão vêm analisando os componentes do leite materno, como os hormônios leptina e adiponectina, que ajudam a regular o apetite e o metabolismo.

No entanto, estas novas descobertas sugerem que a forma de alimentar os pequenos também pode ser relevante.

A pesquisa acompanhou a autorregulação de apetite em bebês de sete, nove dez e doze meses de idade. As mães eram questionadas sobre a frequência em que os bebês tomavam a mamadeira ou um copo de leite.

Nos resultados, daqueles exclusivamente amamentados nos primeiros seis meses, 27% sempre terminavam a mamadeira, comparados com 54% daqueles que tiveram alimentação mista e 68% dos que foram alimentados com mamadeira desde os primeiros meses de vida. Esses dados ocorreram independentemente de outros fatores, como peso, escolaridade materna, renda familiar e etnia.

Segundo os cientistas, os bebês que tiveram mais de dois terços de sua alimentação feita pela mamadeira, no início da vida, tinham duas vezes mais chances de, mais tarde, esvaziar a mamadeira, mesmo depois de satisfeitos, do que aqueles que tiveram menos de um terço de sua alimentação feita com ela.

Ainda não está clara a razão da relação entre amamentação e autorregulação de apetite. Porém, já se pode notar que quando os bebês são amamentados, eles controlam a quantidade de leite que consomem, mas quando os pais dão a mamadeira, eles podem tentar fazer o bebês tomarem toda a mamadeira, na maioria das vezes.

Os pesquisadores acreditam que isso pode interferir na capacidade inata do bebê de regular sua ingestão de calorias em resposta a sinais internos de apetite.



2 Comentários Publicado por Carmem Moraes
Outros artigos:

Artigos relativos a "Bebês: mamadeira cedo pode aumentar apetite"


Comente:

2 comentrios su "Bebês: mamadeira cedo pode aumentar apetite"

  1. [...] bebês com até um ano de vida devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de bruços, para evitar [...]

  2. [...] on-line na revista científica Pediatrics, crianças de duas semanas, cujos pais haviam optado pela mamadeira, foram divididas aleatoriamente. Um grupo foi formado com 35 crianças que se alimentava com a [...]


A network ISayBlog!


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





©Corpo Saun, faz parte de network iSayBlog. Partita Iva 09729901000