Beber ajuda a não engordar
As mulheres que estão dentro do peso considerado normal para sua estatura e idade e que consomem bebida alcoólica moderadamente correm menos risco de ganhar peso. A conclusão é de um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado na revista cientÃfica Archives of Internal Medicine.
A pesquisa avaliou cerca de 19 mil mulheres acima dos 39 anos, com peso normal, ou seja, com Ãndice de massa corporal entre 18.5 e 25, conforme estabelece a Organização Mundial de Saúde (OMS).
As mulheres passaram por diversas fases da pesquisa, por um perÃodo médio de 13 anos. Inicialmente responderam a um questionário onde relatavam o consumo diário de bebidas alcoólicas. Cerca de 38% (7,3 mil) afirmaram que não bebiam álcool, enquanto quase 6% afirmaram que bebiam moderadamente, ou seja, duas taças de 150 ml de vinho por dia, e cerca de 3% bebia mais do que isso, cerca de 30 gramas de álcool por dia.
Nos anos em que foram acompanhadas, os pesquisadores verificaram que todas as mulheres ganharam peso progressivamente. Entretanto, as que não consumiam nenhum tipo de bebida alcoólica, engordaram mais que as outras e ocorreu também uma relação inversa entre o ganho de peso e o consumo de álcool.
De acordo com os estudos, as mulheres que bebiam moderadamente (entre 15 e 30 gramas de álcool por dia) foram as que ganharam menos peso e que ficaram no grupo de menor risco de obesidade – cerca de 30% menos risco do que as que não ingeriam nenhuma bebida alcoólica.
Durante a pesquisa foram analisadas a ingestão de quatro tipos de bebida alcoólica, os vinhos tinto e branco, cerveja e licor. E ainda conforme o trabalho dos cientistas, as mulheres que ingeriam vinho tinto foram as que melhor relação entre peso e consumo de álcool apresentaram.
Os bons resultados apresentados não é motivo para que se incentive o consumo de álcool, alertam os pesquisadores.
2 Comentários
Publicado por Mondarto







[...] quase três vezes maior de desenvolver doenças neurológicas demenciais do que os que tinham pouca gordura abdominal. E mais, as mulheres portadoras de hipertensão, colesterol elevado ou diabete [...]
[...] dentre elas ex-fumantes e as que nunca haviam fumado um cigarro de tabaco; consumidores leves de bebida alcoólica, totalmente abstêmios; praticantes de exercÃcios fÃsicos moderados ou pelo menos duas horas [...]