I say blog!
  • 16
  • jul

Beber na adolescência pode provocar danos irreversíveis

Alcool 300x225 Beber na adolescência pode provocar danos irreversíveis   Os adolescentes que bebem em excesso poderão sofrer danos permanentes no cérebro, segundo um estudo realizado no Instituto de Pesquisa Scripps, em La Jolla, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Na pesquisa realizada com macacos adolescentes que consumiam bebida alcoólica exageradamente em idade precoce foram verificados graves prejuízos ao cérebro. E de acordo com os resultados, dentre os piores está o impedimento das células-tronco em se tornarem neurônios no hipocampo, área do cérebro responsável pela memória e consciência espacial.

Como os cérebros dos macacos e dos humanos se desenvolvem da mesma maneira, a pesquisa sugere que efeitos similares podem ocorrer em adolescentes humanos.

Coordenada pela pesquisadora Chitra Mandyam, a equipe serviu bebidas alcoólicas de sabor cítrico a quatro macacos rhesus por uma hora ao dia durante um período de 11 meses. Dois meses depois, os animais foram sacrificados e seus cérebros foram comparados aos dos macacos que não haviam consumido álcool.

Os macacos que bebiam regularmente tiveram de 50% a 90% menos células-tronco em seu hipocampo, em comparação aos outros.

O trabalho comprova que ocorre uma queda profunda nas células vitais. E segundo Chitra Mandyam, é importante saber que o ato de beber com frequência pode matar células-tronco. Esta perda resulta em danos à memória e a habilidades especiais, acrescenta a coordenadora.

Para Mandyam a degeneração pode ter efeito em longo prazo e pode ainda explicar a razão pelas quais adolescentes boêmios são mais propensos a desenvolver dependência de álcool quando adultos.

O estudo reforça o argumento da política antiálcool dos Estados Unidos e outras que visam aumentar a idade mínima que permite que os jovens comecem a beber. E contribui também para intensificar a medida para combater o consumo de álcool entre menores de idade, lançada este mês pela Academia Americana de Pediatria (AAP), baseada em resultados de estudos anteriores que afirmam o desenvolvimento de dependência alcoólica em pessoas que começaram a beber com pouca idade, algumas vezes abaixo dos 18 anos.



Comente! Publicado por Mondarto
Tags associadas ao artigo: , , , .
Outros artigos:

Artigos relativos a "Beber na adolescência pode provocar danos irreversíveis"


Comente:

Comente su "Beber na adolescência pode provocar danos irreversíveis"


A network ISayBlog!


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





©Corpo Saun, faz parte de network iSayBlog. Partita Iva 09729901000