I say blog!
  • 05
  • jan

Aparelhos eletrônicos podem causar perda de audição

f 42585  Aparelhos eletrônicos podem causar perda de audiçãoDe acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que de 30 milhões de casos de problemas auditivos no Brasil, pelo menos 5% foram causados pelo mau uso de aparelhos eletrônicos. A perda auditiva ocorre quando o ouvido recebe ruídos altos por períodos prolongados. “Esse excesso pode causar prejuízos às células do ouvido interno devido a uma lesão nas células ciliadas da cóclea, órgão sensorial da audição”, explica Dr. Herton Coifman, otorrinolaringologista e chefe do Serviço de Audiologia Clínica, do Hospital Nossa Senhora das Graças.
Dependendo do tempo de exposição e da sensibilidade de cada um, a perda auditiva pode ocorrer quando há barulho acima de 85 decibéis. “A surdez ocorre, principalmente, quando o volume e o tempo de uso do aparelho são muito prolongados. É recomendável ouvir som com intensidade de média para baixo, respeitando os limites do ouvido. Há uma tendência mundial dos fabricantes de aparelhos eletrônicos em limitar a amplificação sonora do aparelho, pois o volume do som é confiado apenas no bom senso do usuário, que, normalmente, excede o volume recomendado”, aponta o médico.
O otorrinolaringologista destaca que em caso de suspeita de diminuição da audição, percebida pela própria pessoa ou por familiares próximos, é importante procurar um médico. “A falta de atenção e não compreensão das palavras, mesmo com som alto, pode caracterizar perda auditiva. Alguns outros sintomas são tontura, zumbido e sensação de ouvido tapado”, alerta Dr. Coifman.
Diagnóstico e prevenção
Os exames para diagnosticar a surdez podem ser feitos já nos primeiros dias de vida, com o Teste da Orelhinha. “É um exame obrigatório e não importa se o bebê tem ou não risco para surdez. O risco deve-se à hereditariedade ou qualquer fator inerente à saúde que possa tirar audição”, explica.
Já os trabalhadores expostos a ruído costumam ter “Programas Preventivos de Proteção a Saúde Auditiva”, que exigem exames periódicos. Para o especialista, o melhor tratamento é a prevenção. “Consultar sempre o médico otorrinolaringologista pode auxiliar no diagnóstico precoce, impede a perda total da audição e também evita a cirurgia ou o uso de aparelhos auditivos”, orienta o médico.
Serviço de Audiologia Clínica
O Hospital Nossa Senhora das Graças possui o Serviço de Audiologia Clínica, com uma equipe multidisciplinar que atua em diversas áreas e com equipamentos de última geração. “Nossos pacientes, principalmente, crianças e idosos terão uma estrutura completa para diagnosticar e tratar a perda auditiva. Queremos garantir o desenvolvimento e impedir a decadência intelectual, evitando o isolamento daquelas pessoas que possuem dificuldades para se comunicar”, afirma o especialista.
Entre as especialidades envolvidas no atendimento estão: otorrinolaringologia, endoscopia peroral, fonoaudiologia, cirurgia plástica facial, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia maxilo-facial, otorrinolaringologia pediátrica e fisioterapia do equilíbrio.



1 Comentário Publicado por Lais
Tags associadas ao artigo: , , .
Outros artigos:

Artigos relativos a "Aparelhos eletrônicos podem causar perda de audição"

  • Idosos sofrem com a perda de audição
    Idosos sofrem com a perda de audição

    A população está ficando cada vez mais velha, mudando o desenho da pirâmide etária. Em 1960, aproximadamente 4,7% dos brasileiros tinham 60 anos ou mais, percentual que corresponde a cerca [...]


  • Shows podem prejudicar audição do público
    Shows podem prejudicar audição do público

    Não há dúvidas que 2011 tem sido um ano memorável para os fãs brasileiros de música, pois além dos esperados shows internacionais ícones dos mais variados gêneros, o segundo semestre [...]



Comente:

1 comentrio su "Aparelhos eletrônicos podem causar perda de audição"

  1. [...] A água é fundamental para a sobrevivência dos seres humanos, atende suas necessidades fisiológicas e [...]


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





© Corpo Saun, is part of the network IsayBlog! whose license is owned by Nectivity Ltd.