I say blog!
  • 05
  • jan

Aparelhos eletrônicos podem causar perda de audição

De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que de 30 milhões de casos de problemas auditivos no Brasil, pelo menos 5% foram causados pelo mau uso de aparelhos eletrônicos. A perda auditiva ocorre quando o ouvido recebe ruídos altos por períodos prolongados. “Esse excesso pode causar prejuízos às células do ouvido interno devido a uma lesão nas células ciliadas da cóclea, órgão sensorial da audição”, explica Dr. Herton Coifman, otorrinolaringologista e chefe do Serviço de Audiologia Clínica, do Hospital Nossa Senhora das Graças.
Dependendo do tempo de exposição e da sensibilidade de cada um, a perda auditiva pode ocorrer quando há barulho acima de 85 decibéis. “A surdez ocorre, principalmente, quando o volume e o tempo de uso do aparelho são muito prolongados. É recomendável ouvir som com intensidade de média para baixo, respeitando os limites do ouvido. Há uma tendência mundial dos fabricantes de aparelhos eletrônicos em limitar a amplificação sonora do aparelho, pois o volume do som é confiado apenas no bom senso do usuário, que, normalmente, excede o volume recomendado”, aponta o médico.
O otorrinolaringologista destaca que em caso de suspeita de diminuição da audição, percebida pela própria pessoa ou por familiares próximos, é importante procurar um médico. “A falta de atenção e não compreensão das palavras, mesmo com som alto, pode caracterizar perda auditiva. Alguns outros sintomas são tontura, zumbido e sensação de ouvido tapado”, alerta Dr. Coifman.
Diagnóstico e prevenção
Os exames para diagnosticar a surdez podem ser feitos já nos primeiros dias de vida, com o Teste da Orelhinha. “É um exame obrigatório e não importa se o bebê tem ou não risco para surdez. O risco deve-se à hereditariedade ou qualquer fator inerente à saúde que possa tirar audição”, explica.
Já os trabalhadores expostos a ruído costumam ter “Programas Preventivos de Proteção a Saúde Auditiva”, que exigem exames periódicos. Para o especialista, o melhor tratamento é a prevenção. “Consultar sempre o médico otorrinolaringologista pode auxiliar no diagnóstico precoce, impede a perda total da audição e também evita a cirurgia ou o uso de aparelhos auditivos”, orienta o médico.
Serviço de Audiologia Clínica
O Hospital Nossa Senhora das Graças possui o Serviço de Audiologia Clínica, com uma equipe multidisciplinar que atua em diversas áreas e com equipamentos de última geração. “Nossos pacientes, principalmente, crianças e idosos terão uma estrutura completa para diagnosticar e tratar a perda auditiva. Queremos garantir o desenvolvimento e impedir a decadência intelectual, evitando o isolamento daquelas pessoas que possuem dificuldades para se comunicar”, afirma o especialista.
Entre as especialidades envolvidas no atendimento estão: otorrinolaringologia, endoscopia peroral, fonoaudiologia, cirurgia plástica facial, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia maxilo-facial, otorrinolaringologia pediátrica e fisioterapia do equilíbrio.



1 Comentário Publicado por Lais
Tags associadas ao artigo: , , .
Outros artigos:

Artigos relativos a "Aparelhos eletrônicos podem causar perda de audição"


Comente:

1 comentrio su "Aparelhos eletrônicos podem causar perda de audição"

  1. […] A água é fundamental para a sobrevivência dos seres humanos, atende suas necessidades fisiológicas e […]


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





© Corpo Saun, is part of the network IsayBlog! whose license is owned by Nectivity Ltd.