Amamentar diminui risco cardíaco nas mulheres
As mulheres que amamentam seus filhos correm menos risco de sofrer no futuro de problemas cardíacos. É o que revela um estudo divulgado nos Estados Unidos e publicado na revista de Obstetrics and Gynecology.
A pesquisa, que avaliou 139.681 mulheres após a menopausa, constatou que o grupo que amamentou seus bebês durante ao menos um mês apresentava pressão arterial mais baixa, menor nível de colesterol e menos incidência de diabetes. Todos estes fatores de risco desencadeadores para doenças cardíacas.
De acordo com o trabalho, as mulheres que amamentaram por um período superior a um ano foram mais privilegiadas e tiveram uma redução de 10% em seu risco cardíaco. A principal autora da pesquisa, Eleanor Bimla Schwartz, professora de Medicina da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, afirma que quando maior o tempo de amamentação, melhores são os benefícios para a saúde da mãe e do filho. E ainda segundo Eleanor, os dados ajudam e são outra boa razão para que as políticas de saúde em todos os países estimulem as mulheres a amamentar seus bebês.
A professora Eleanor Schwartz destaca também a amamentação como forma de diminuir os riscos de doenças cardiovasculares entre o principal grupo, já que, atualmente, estas doenças são as principais causas de mortes entre as mulheres.
Dentre as doenças cardiovasculares mais comuns estão o enfarte, a ateroscleros e o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Outros fatores que agravam são a vida sedentária, o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura, o sal e o fumo. Hoje, as doenças cardíacas são responsáveis, no mundo, por um terço do total de mortes e são consideradas um problema de saúde pública.
O estudo foi realizado para complementar a iniciativa do governo federal americano, que desde o ano de 1994, lançou uma campanha para investigar as doenças crônicas das mulheres e vem promovendo pesquisas para diminuir a mortalidade por estas enfermidades entre o sexo feminino.
3 Comentários
Publicado por Mondarto







Amamentar diminui risco cardíaco nas mulheres…
As mulheres que amamentam seus filhos correm menos risco de sofrer no futuro de problemas cardíacos. É o que revela um estudo divulgado nos Estados Unidos e publicado na revista de Obstetrics and Gynecology.
A pesquisa, que avaliou 139.681 mulheres ap…
[...] de pressão. Ao contrário ocorrerá com o frio, haverá uma vasoconstrição, promovendo disparo na pressão arterial. Em ambos os casos, o coração acaba sobrecarregado em seu “trabalho”. [...]
[...] generabanner('singlepost_1');A amamentação exclusiva até os seis meses de idade e complementar até os dois anos poderia salvar as vidas de [...]