Amamentação pode salvar milhões de crianças
A amamentação exclusiva até os seis meses de idade e complementar até os dois anos poderia salvar as vidas de 1,5 milhões de crianças anualmente em todo o mundo. A afirmação é da Organização Mundial de Saúde (OMS) que confirmou ainda que mais de dois terços das 8,8 milhões de mortes anuais de crianças menores de cinco anos são provocadas pela subnutrição.
De acordo com a organização, apesar do benefÃcio comprovado da amamentação, apenas 35% dos bebês com até seis meses se alimentam somente de leite materno.
Segundo Ary Lopes Cardoso, chefe da Unidade de Nutrologia do Instituto da Criança da Universidade de São Paulo (USP) é necessário que as mães entendam que não existe leite fraco. O leite materno é sempre a melhor opção para o recém-nascido que precisa dele para continuar a sua etapa de crescimento e desenvolvimento fora do útero materno, garante o médico.
Os benefÃcios do leite materno nos primeiros meses de vida são incontáveis e mais um poderá ser acrescido. Pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, informam que a amamentação também pode ser uma arma contra a asma.
O estudo destaca que a mãe ao dar a seu bebê somente o peito, pelo menos os primeiros quatro meses, transfere para o filho anticorpos e proteÃnas que podem impedir o aparecimento de infecções, dentre elas a asma, doença inflamatória dos brônquios.
Cerca de quatro mil crianças, acompanhadas até os oito anos de idade, foram avaliadas pelos pesquisadores e dentre estas as crianças que foram amamentadas particularmente por pelo menos quatro meses de vida apresentaram menor ocorrência de asma, chegando a 37%. Outra conclusão do estudo é que o aleitamento materno foi associado a uma melhor função pulmonar aos oito anos de idade.
Portanto, amamentar proporciona vantagens à saúde do bebê que serão levadas para o resto de sua vida.
3 Comentários
Publicado por Mondarto







[...] generabanner('singlepost_1');Os bebês necessitam fundamentalmente do leite materno, que além de ser uma ferramenta de proteção contra as doenças do organismo, ainda previne as [...]
[...] generabanner('singlepost_1');A amamentação possui inúmeros benefÃcios para a saúde do bebê, como a redução da incidência de doenças [...]
AMAMENTEI MEU FILHO DE ACORDO COM PROGRAMAS DE INCENTIVO,MÉDICOS ETC…AGORA PRECISO TRABALHAR E MEU FILHO SÓ QUER O PEITO. O QUE EU FAÇO. TUDO QUE INVESTI NELE AGORA NOS PRÓXIMOS DIAS DE VIDA DELE PODE ACABAR. ELE VE A MAMADIRA E TRAVA A BOQUINHA, NO COPINHO JOGA FORA, NA COLHER TB.
COMO VOU FAZER SE VOLTO A TRABALHAR DIA 18
ATT
MÃE DESESPERADA