Alimentação ruim pode causar depressão, diz estudo
Uma alimentação baseada em carnes processadas, gorduras trans e saturadas, cereais refinados, açúcar e aditivos alimentares (corantes, conservantes etc.) não pode ser saudável, não é mesmo?
Pois além de aumentar seu peso, você também pode estar dobrando o risco de depressão na meia idade. É o que indica um estudo, publicado no “British Journal of Psychiatry”, que acompanhou quase 3.500 homens por cinco anos, no Reino Unido.
Pesquisadores do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da University College, em Londres, e do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica de Montpellier (França) utilizaram uma base de dados que envolve vários paÃses e inclui no total 10.308 pessoas.
Com os dados do estudo, os pesquisadores puderam controlar uma ampla gama de variáveis, como condições sociodemográficas, hábitos de vida e parâmetros médicos.
O padrão alimentar foi definido em dois grupos: alimentação integral (alto consumo de vegetais, frutas e peixe) e industrializada (alto consumo de doces, frituras, carne processada, gorduras trans e saturadas e cereais refinados).
O mais alto grau diz respeito à ingestão dos alimentos de cada grupo seis ou mais vezes por dia; o grau mais baixo significa que os alimentos não são consumidos nunca ou menos de uma vez por mês.
Após cinco anos, os participantes responderam a um questionário padronizado para medir sintomas de depressão. Os pesquisadores fizeram, então, os ajustes para eliminar fatores como atividade fÃsica, doenças crônicas, tabagismo e depressão preexistente.
Mesmo excluindo esses potenciais influenciadores, o grupo com o padrão alimentar baseado em alimentos industrializados apresentou o dobro de chances de desenvolver depressão.
A descoberta nova é nova e, de acordo com os autores do estudo, é preciso mais estudos para explicar essa associação. A hipótese é que a má alimentação gere maior risco de inflamação e doenças do coração, que estão envolvidas na depressão.
As hipóteses ainda precisam ser testadas. Os autores buscam verificar o quanto uma dieta saudável pode diminuir o risco de depressão e se mudar o padrão alimentar pode reverter o distúrbio.
2 Comentários
Publicado por Carmem Moraes







[...] as substâncias que podem causar desequilÃbrios hormonais com danos que vão da obesidade e depressão à redução da fertilidade masculina – serão apresentados ao Ministério da Saúde, órgão [...]
[...] e fast food podem estar diretamente ligados. Isso porque este tipo de alimentação pode nos deixar mais [...]