I say blog!
  • 01
  • set

Cuidados com o desenvolvimento da criança com síndrome de Down

Por Lais, em Costume e sociedade.

2 2 300x200 Cuidados com o desenvolvimento da criança com síndrome de Down A síndrome de Down é um acaso genético com características que acompanham a pessoa por toda a vida. Pode acontecer com qualquer casal. Porém, a incidência aumenta com o avanço da idade materna, no entanto pode ocorrer também com mães adolescentes. A síndrome tem como uma das principais características o atraso no desenvolvimento motor e intelectual, que melhora se a criança receber estimulação adequada através de um trabalho integrado e harmonioso entre escola, família e profissionais especializados.

A criança com síndrome de Down tem um potencial a desenvolver mesmo que lentamente. É essencial bom senso, vontade de superar limites, ambiente tranquilo, disponibilidade e bom humor daqueles que estão em volta dela. Não se pode exigir respostas imediatas e deve-se estar sempre atento aos resultados. Atualmente, a maioria das pessoas com síndrome de Down vive com autonomia: estuda, trabalha, namora, casa-se, tem filhos, diverte-se em atividades de lazer, de esporte ou cultura.

A família tem papel fundamental para o desenvolvimento da criança. Os pais devem saber que todos os filhos devem ser tratados igualmente, independente da deficiência, para que cresçam saudáveis e em harmonia. Eduque seu filho ensinando o que é certo e errado desde bebê. Não tenha pena de dizer não. Ele deve aprender a lidar com a frustração. Porém, não se deve bater na criança! Agressividade gera agressividade. Procure ter paciência com as dificuldades dele. Ensine e repita sempre que necessário até que ele entenda. Elogie sempre que ele fizer algo certo.

Dê exemplos positivos, afinal, os pais são modelos para os filhos. Lembre-se: a criança tem uma enorme capacidade de percepção, que influenciará o comportamento. Ela percebe sentimentos e comportamentos, como: carinho, amizade, amor, desprezo, ansiedade e rejeição. Dê atenção para o seu filho, brinque bastante com ele, toque, beije e abrace. Converse o tempo todo e lembre-se que ele vai crescer logo e essa oportunidade não volta.
Aprenda a aceitar e a lidar com o olhar dos outros. Quando você perceber que seu filho desperta curiosidade de outras pessoas, não se irrite. Aproveite e explique que ele tem síndrome de Down, informando sobre suas características, dessa maneira, diminuirá o preconceito.



Comente! Publicado por Lais
Tags associadas ao artigo: , , .
Outros artigos:

Artigos relativos a "Cuidados com o desenvolvimento da criança com síndrome de Down"

  • Criança é sinônimo de acidente
    Criança é sinônimo de acidente

    Os pais devem estar sempre atentos às brincadeiras dos filhos, ou seja, devem estar de plantão a toda hora. Os riscos são muitos para as crianças, dentro e fora de [...]


  • Síndrome de Asperger. Meu filho tem.
    Síndrome de Asperger. Meu filho tem.

    “Um dia a professora da escolinha perguntou se meu filho tinha problemas de audição e respondi que não, porque ele me ouvia. Ela então me falou que sempre o chamava, [...]


  • Síndrome de Down é um acidente genético
    Síndrome de Down é um acidente genético

    É importante que, desde o diagnóstico, a família de uma criança portadora de Síndrome de Down tenha um suporte psicológico para preservar os laços entre o bebê e seus pais. [...]



Comente:

Comente su "Cuidados com o desenvolvimento da criança com síndrome de Down"


Imagens

3maçã
Progeria
Ambiente saudável
Medicamentos

Feed RSS

Mantenha-se sempre atualizado, assine agora o Feed Rss.

Cadastre-se & Login

Cadastre-se e identifique os seus comentários.

Newsletter

Cadastre-se para receber todos os novos posts do blog:





© Corpo Saun, is part of the network IsayBlog! whose license is owned by Nectivity Ltd.